Mais
×

Como bordar palavras com uma máquina de costura

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Enquanto máquinas de bordar sofisticadas permitem que você programe modelos e desenhos em um computador, elas frequentemente têm um preço alto e podem estar fora do alcance da costureira que trabalha em casa. Se você deseja testar suas habilidades de bordado à máquina, pode fazer isso em uma máquina de costura normal. O melhor é iniciar com letras e palavras, assim poderá praticar o bordado de linhas retas e curvas. Experimente letras de fôrma e depois passe às letras manuscritas, mais complexas.

Instruções

Use uma máquina de costura normal para bordar letras e palavras (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Com uma caneta, escreva um nome, provérbio favorito ou qualquer coisa que deseja no tecido utilizando. Faça cada letra com pelo menos 2,5 cm de altura e 2,5 cm de largura. Escreva com letra de fôrma ou com letra cursiva, caso deseje um pouco mais de desafio.

  2. Desmonte o bastidor de bordado. Desparafuse a tarraxa menor na parte superior do aro, para soltar a parte externa. O aro interno se desprenderá facilmente.

  3. Envolva o aro interno com o tecido. O lado que contém o desenho deve estar dentro do aro, ao avesso de como você o posicionaria, se estivesse bordando à mão. Estique o tecido e coloque o aro superior sobre ele. Mantenha-o o mais esticado possível conforme parafusa a tarraxa.

  4. Passe a linha pela máquina de costura. Configure o tipo de ponto para zigue-zague e o comprimento dele para o menor possível. Ajuste os dentes do trilho ou os dentes de metal encontrados na chapa da agulha, deixando-os abaixados, mas possibilitando que você mova o tecido com facilidade por baixo da agulha.

  5. Posicione o tecido sob a agulha. O desenho que você fez nele deve estar virado para cima. Abaixe a agulha e enfie-a no tecido, na extremidade superior da primeira letra da primeira palavra.

  6. Costure devagar. Movimente o tecido com o bastidor para baixo, contornando a primeira letra com a agulha. Tome cuidado para não torcê-lo ou girá-lo, mesmo que você esteja costurando uma dobra ou uma curva da letra, pois corre-se o risco de quebrar a agulha, caso faça isso. Continue costurando, seguindo as linhas das letras que você desenhou. Pode-se parar depois de cada letra e cortar a linha antes de prosseguir para a próxima ou continuar bordando de forma que um segmento da linha conecte uma na outra.

  7. Fique de olho nos pontos conforme você costura. Se notar que estão desiguais ou se amontoando, ajuste a tensão da linha. Ao bordar a linha superior ou aquela na agulha, elas devem estar mais soltas do que a linha do carretel.

Dicas

  • O modo de abaixar os dentes do trilho varia conforme a máquina de costura, então você precisará consultar o manual, caso não saiba como fazê-lo. Pode ser que haja uma chave na lateral ou atrás da máquina para abaixá-los. Algumas máquinas vêm com uma chapa de cerzir que você encaixa sobre a chapa da agulha, para cobrir os dentes do trilho.

O que você precisa

  • Tecido de algodão
  • Caneta para marcar tecido
  • Bastidor de bordado com cerca de 15 cm
  • Linha de bordar de algodão
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article