Mais
×

Como bordar pequeninas rosas à mão

Atualizado em 17 abril, 2017

Os bordados feitos à mão podem ser um passatempo muito relaxante, assim como uma ótima maneira de enfeitar todos os tipos de peças de tecido, desde lenços e toalhas de mesa até roupas. Flores muitas vezes são um tema popular em bordados e as rosas parecem ser um dos mais populares. Flores grandes podem ser encontradas estampadas em uma toalha de mesa, mas as pequenas e delicadas são mais adequadas para itens pequenos, roupas de bebê e blusas feitas de tecidos delicados, como algodão fino ou cambraia.

Instruções

Enfeitar tecidos com pequenas rosas bordadas pode dar vida a toalhas de mesa e roupas (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)
  1. Coloque o tecido no aro de bordar. Puxe-o até que fique esticado e aperte o parafuso no anel externo do aro.

  2. Enfie duas linhas verdes na agulha de bordar. Dê um nó no final. Borde uma ou duas folhas usando um ponto margarida: traga a agulha na parte de trás de baixo para cima, dê a volta e retorne para trás, perto de onde você começou. Empurre a agulha novamente para cima, passe-a por dentro da volta e saia dela indo para baixo mais uma vez. Puxe firmemente.

    Faça um segundo ponto margarida ligeiramente angulado em relação ao primeiro. Faça um par de pontos pequenos e estreitos na parte traseira e arrebente a linha, deixando uma pequena sobra.

  3. Passe duas linhas da cor mais escura da rosa por dentro da agulha de bordar. Amarre o final. As rosas serão feitas com o ponto rococó. Traga a agulha da parte de trás do tecido para a frente, perto das folhas. Mova a ponta da agulha 0,5 cm para a direita, insira-a lá e retorne para o mesmo lugar de onde você veio originalmente. Não retire a agulha toda, apenas empurre cerca de 1 cm da ponta para fora. Enrole a linha em torno da ponta da agulha oito vezes. Segure o pequeno rolo de linha com o polegar e puxe a agulha com cuidado. Puxe o rolo para baixo da linha e retorne através do tecido no segundo ponto. Puxe com firmeza o suficiente para que o rolo faça uma curva.

Dicas

  • Mantenha o seu aro esticado ao envolver a parte de dentro com fio ou fita.
  • Borde os enfeites nas roupas após cortar e antes de construir.

O que você precisa

  • Tecido
  • Aro para bordar
  • Linha para bordar (verde e em pelo menos dois tons na cor que você deseja as rosas -- um tom mais escuro e um tom mais claro)
  • Agulha de bordar
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article