Por que os botões das camisas masculinas são na direita, e os das femininas, na esquerda?

Escrito por andrea cespedes Google | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os botões das camisas masculinas são na direita, e os das femininas, na esquerda?
Camisas de homens são abotoadas da esquerda para direita (new shirt image by Kimberly Reinick from Fotolia.com)

Uma das maneiras mais seguras de diferenciar a camisa de um homem da de uma mulher é checar em que lado os botões estão. Botões de camisas masculinas são abotoados da esquerda para a direita, enquanto as das mulheres são abotoadas da direita para a esquerda. Eles têm propósitos funcionais e estéticos. Podem alargar um vestido ou adicionar um ar de profissionalismo. Os botões também previnem o usuário de ter que tirar a camisa pela cabeça toda vez que ele quiser vesti-la ou tirá-la.

Outras pessoas estão lendo

Origens

Existem várias teorias sobre a origem das camisas e das roupas da parte superior do corpo. Algumas teorias envolvem crenças religiosas como Adão e Eva e o conhecimento da própria sexualidade e nudez deles. Outros pontos de vista envolvem ideias mais funcionais como proteção contra a neve, o vento, a chuva, os insetos, o frio e o calor. Os lados dos botões também possuem uma origem misteriosa.

Botões opulentos

Uma das teorias de por que os botões são em lados opostos é que, por volta do século 19, muitas mulheres ricas tinham empregadas que as ajudavam a se vestir. Colocando os botões das roupas femininas do lado esquerdo, eles seriam mais fáceis de serem manipulados por uma serva, contanto que ela fosse destra. Já que os botões do lado esquerdo eram usados em roupas de mulheres ricas, várias outras — que desejavam aparentar estar na moda também — queriam os botões do lado esquerdo. Homens ricos normalmente vestiam a si mesmos e estavam mais confortáveis abotoando suas camisas da direita para a esquerda.

Brigando com os botões

Outra teoria baseia-se no fato de que os homens precisavam ser capazes de pegar suas armas de forma rápida e ágil. "Roupas masculinas de botões, originadas em uma sociedade onde os homens carregavam espadas, abriam-se de maneira que, quando a mão direita se esticasse para pegar a espada no lado esquerdo do corpo, a espada não ficasse presa na vestimenta enquanto era retirada", explica o escritor David Lance Goines.

Judeus ortodoxos

Judeus ortodoxos não aderem ao principio tradicional de abotoamento de homens e mulheres. Ambos os sexos abotoam suas camisas da direita para esquerda. Dr. Yitzchok Block explica que "nossas vestimentas são tradicionalmente abotoadas da direita para esquerda porque nos não carregamos nenhuma arma... A cabala diz que o lado direito de uma pessoa deve sempre tomar precedência sobre o esquerdo, já que, no homem, o primeiro significa bondade, enquanto o segundo significa severidade, justiça e retribuição". Essa diferença única explica a importância do que aparenta ser uma pequena distinção.

Considerações

Mesmo que os tempos tenham mudado e que a maioria de nós não possua uma camareira ou espadas nos nossos quadris, a tradição de abotoamento de homens e mulheres em lados opostos se mantém. Ela remonta ao início da criação de roupas. Também é importante notar a suposição de que qualquer usuário de camisa vai ser destro. A posição dos botões atualmente é irrelevante, exceto em casos de tradição e religião.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível