Mais
×

Como fazer botões de nós chineses

Atualizado em 23 março, 2017

Os botões de nós chineses são decorativos e funcionais. Eles são utilizados em roupas tradicionais chinesas e também são comuns em outras vestimentas asiáticas. Os botões são inteiramente compostos de fios entrelaçados, normalmente cetim ou náilon trançado. O método particular usado para formar o nó assegura que a forma seja mantida e que ele não se desfaça durante o uso. Esses botões têm uma aparência arredondada e se fecham nas roupas com casas de botões normais cortadas para acomodar o tamanho adequado, ou são presos com alamares decorativos. Fazer esses botões requer alguma habilidade, mas, com um pouco de prática, eles podem ficar bem elegantes.

Instruções

Os botões chineses podem ser muito elegantes (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Corte um pedaço de fio com 30 cm de comprimento para cada botão que deseja fazer. Se for iniciante, talvez seja preferível mergulhar as pontas do fio em cera quente antes de começar, para que não desfiem enquanto estiver trabalhando. Talvez sejam necessárias diversas tentativas para obter um nó bonito; as pontas dos fios desfiarão caso seja necessário desfazê-lo para começar de novo.

  2. Com a mão esquerda, separe o indicador e o dedo médio em aproximadamente 5 cm. Segure uma ponta do fio entre o polegar e o dedo médio dessa mão. Os canhotos deverão segurar o fio com a mão direita.

  3. Enrole o fio duas vezes ao redor do indicador e do dedo médio com a ponta posicionada na palma da mão. Mantenha os fios esticados e não deixe que se sobreponham.

  4. Enlace o fio duas vezes ao redor das seções verticais completas de fio. Mantenha as voltas separadas, a primeira acima da segunda. Apenas enlace os fios, sem apertá-los.

  5. Insira a ponta do fio ao redor de suas porções horizontais. Mantenha os dedos separados, de forma que os fios possam deslizar através deles. Deixe-os levemente frouxos.

  6. Remova o fio da mão com cuidado. As voltas deverão ficar intactas, por isso tenha cuidado para não desfazê-las.

  7. Puxe cada ponta do fio até formar um nó e aperte as laçadas puxando-as. Trabalhe os fios para formar o botão de nó chinês. As pontas soltas poderão ser cortadas para finalizar o botão ou poderão ser usadas para fazer os alamares na roupa.

Dicas

  • Use fio de 5 mm para roupas normais e fios mais grossos para fazer botões maiores para roupas de cima, como jaquetas e casacos.

O que você precisa

  • Fio trançado
  • Tesoura
  • Cera (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article