×
Loading ...

Como fazer um braço de violino

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você não quer que o braço absorva qualquer energia que possa ficar vibrando dentro do violino, então faça-o de madeira dura, como o bordo (maple). E faça da forma correta. O braço é onde o músico faz contato e se conecta com um instrumento. Qualquer falha será percebida por um violinista e pode afetar a suavidade e a velocidade, o que definitivamente, irá arruinar o tom e a sutileza do músico.

Instruções

O violino favorito é aquele que você fez (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha a sua madeira. Os braços geralmente são feitos de um bloco de bordo (maple).

    Loading...
  2. Escolha um padrão para o braço, seja na internet ou em um manual de luthier. Trace o modelo no bloco de madeira.

  3. Corte o padrão com uma serra em arco. Você não precisa cortar com perfeição as linhas. Deixe um pouco de madeira sobrando para os lados, de forma alguma corte dentro das linhas.

  4. Remova o excesso de madeira com uma goiva, uma ferramenta que os luthiers dividem com os cirurgiões. A medida que o braço começa a chegar no formato que você desenhou no bloco de madeira, use as limas manuais para dar forma e conformá-lo exatamente ao padrão. Confira sempre o seu progresso comparando com o padrão do braço.

  5. Faça os furos para as tarraxas. Três serão furados na horizontal através da mão do violino.

  6. Desenhe as linhas de corte na mão do violino e deslize de acordo com o prescrito no modelo. Essas linhas irão eliminar todo o corte mal feito da mão e irão se cruzar. Ao cortar ao longo dessas linhas na precisão que o modelo especifica, você será capaz de retirar o excesso de madeira mais facilmente com o cinzel.

  7. Remova o excesso de madeira martelando o cinzel. Ao aproximar-se do formato do modelo, troque para a goiva para fazer um corte mais específico.

  8. Marque os contornos conforme o modelo. Use a goiva verticalmente na risca, depois na horizontal e, por fim, retire a madeira excedente.

  9. Fure a mão do violino no topo com um martelo e um cinzel. Limpe os lados da mão com uma lima.

  10. Confira com o modelo várias vezes antes de finalizar. Você provavelmente precisará limar a parte de trás do braço por horas e horas antes de chegar na curvatura perfeita de acordo com o padrão.

Loading...

O que você precisa

  • Bloco de madeira bordo (maple)
  • Serra em arco
  • Goiva
  • Lima
  • Furadeira
  • Cinzel
  • Martelo

Referências

Loading ...
Loading ...