Como fazer uma breve descrição de si mesmo ao se candidatar a um emprego

Escrito por david thyberg | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma breve descrição de si mesmo ao se candidatar a um emprego
O processo de contratação inclui muitos fatores (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Ao se candidatar a um emprego, deve-se comunicar eficazmente as suas qualificações em um quadro limitado. Os gerentes de contratação examinam pedidos de emprego para eliminar os candidatos inadequados. Em muitos casos, a qualidade dos formulários de candidatura dos candidatos ao emprego pode determinar ou não a sua contratação. Os candidatos aprovados tomam cuidado para descreverem-se em detalhes de maneira sucinta ao destacar as razões que fazem deles a melhor opção para fazer o trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cópias de todos os diplomas e certificados
  • Informações de contato para referências

Lista completaMinimizar

Instruções

    Descrevendo suas qualificações

  1. 1

    Explique seu histórico de formação. Liste as instituições que frequentou e anote todas as graduações ou diplomas obtidos. Descubra qual de suas credenciais de formação será mais importante para o empregador e apresente-a primeiro. Por exemplo, se tiver um diploma de estudos na área de direito, seria oportuno mencioná-lo logo na ocasião da candidatura a um trabalho de assistente jurídico em um escritório de advocacia. Da mesma forma, um indivíduo com um grau de bacharel em comunicação deve listar essa credencial quando se candidata a um emprego de atendimento ao cliente.

  2. 2

    Relate suas experiências de trabalho. Concentre-se nos trabalhos que teve que se relacionam de alguma forma com o cargo para o qual esteja se candidatando. Forneça detalhes específicos sempre que possível para mostrar a sua competência em cargos anteriores. Quantifique as suas realizações e contribuições, dando números de desempenho concretos ao gerente de contratação e descrições claras de tarefas e realizações profissionais para ajudar a demonstrar o seu valor como um potencial empregado.

  3. 3

    Chame a atenção para todas as suas habilidades relevantes, descrevendo todas as especiais que fazem de você um bom candidato para o trabalho em questão. Liste coisas como fluência bilíngue, proficiência em digitação, gerenciamento de banco de dados, estratégias de vendas, experiência em falar em público, conhecimento de programação de software de computador ou qualquer outra coisa que se aplique a você e que mostre seus pontos fortes e como eles se relacionam com o cargo.

  4. 4

    Descreva todas as outras qualidades intangíveis ou características que o diferenciam como uma escolha ideal para o empregador, no fechamento. Evite o uso de palavras vazias e frases vagas, como "buscador" ou "trabalhador", como observa CareerBuilder, pois esses tipos de descrições são demasiadamente usadas pelos candidatos e muitas vezes ignoradas pelos gerentes de contratação. Em vez disso, descreva seus traços positivos de personalidade e como eles se relacionam com o trabalho. Por exemplo, os candidatos a representantes de vendas e de serviço ao cliente deveriam expressar sua natureza extrovertida e atitude de equipe. Termine com uma breve descrição de seus objetivos e o que espera alcançar, se for contratado para o cargo.

Dicas & Advertências

  • Não se preocupe em listar qualificações ou informações de experiências que não se relacionem com o trabalho para o qual se candidata. Karen Burns, da US News destaca a importância de facilitar aos empregadores a visão das credenciais que mais lhes importam, deixando de fora qualquer coisa que possa distraí-los.
  • Tenha cuidado para não mentir ao candidatar-se. É admissível que se dê uma interpretação positiva sobre a sua experiência, mas evite mentiras. A maioria dos empregadores verificam as informações prestadas pelos candidatos. Ser for pego em uma mentira sobre a sua candidatura quase sempre resultará em consequências graves. Verifique se há consistência e precisão para evitar problemas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível