Mais
×

Brincadeiras de acampamento de jardim de infância

Atualizado em 17 abril, 2017

O jardim de infância serve para preparar as crianças para a escola e para o mundo, garantindo bastante tempo para atividades e brincadeiras divertidas. Uma atividade que oferece bastante possibilidades de brincadeiras é o acampamento. Tanto dentro quanto fora da sala de aula, e sempre com supervisão adulta, os alunos podem fazer brincadeiras de acampamento que introduza-os à natureza e seus habitantes.

Alunos do jardim de infância podem vivenciar a natureza brincando no acampamento (camping image by Sébastien Delaunay from Fotolia.com)

Brincadeira de pescar

Nessa brincadeira, um líder constrói uma vara de pescar usando um pedaço de pau, um barbante preso em uma das pontas e um pequeno ímã na extremidade solta do barbante. Após cortar 12 peixes de cartolina (com cerca de 10 cm de comprimento), o líder coloca um clipe de papel na boca de cada peixe e posiciona-os no chão. As crianças podem alternar a vez e tentar "pescar" o máximo de peixes de conseguirem em cinco tentativas por vez. A criança que conseguir pescar o maior número de peixes vence a brincadeira.

Brincadeiras com lanternas

Lanternas funcionam muito bem em brincadeiras de acampamento durante a noite. Para brincar de imagens de sombra, um líder desliga todas as luzes do ambiente (caso esteja dentro de casa), liga a lanterna e coloca as crianças sentadas em frente a uma parede vazia ou dentro de uma barraca. Se estiverem do lado de fora, as crianças também pode brincar à noite, caso haja um adulto supervisionando. Use a lanterna para delinear imagens na parede ou na barraca enquanto as crianças tentam acertar o que é. Se alguém acertar, ela pega a lanterna e faz uma imagem também. As crianças podem também formar times e fazer brincadeiras como charadas, com o time que fizer mais pontos se sagrando campeão.

Pique-pega com lanterna mantém o aspecto de "pegar" da brincadeira original, mas as crianças não usam as mãos, e sim a luz de uma lanterna para "pegar" os outros jogadores. Se uma criança é "pega" três vezes, ela vira o jogador "da vez".

Brincadeira de acertar o animal

As crianças podem tentar acertar qual é o animal nessa brincadeira. Um líder deve conversar sobre os tipos de animais que podem ser encontrados em uma área de acampamento, levantando cartazes com imagens das pegadas desses bichos (as marcas que eles deixam quando estão se movendo). Caso as crianças tenham dificuldades em identificar o animal, o líder pode dar dicas. Os participantes devem levantar as mão para tentar identificar o animal da vez.

Urso faminto

Enquanto as crianças fingem dormir, um urso faminto surge do meio da mata nessa brincadeira. Um líder escolhe uma criança para ser o "urso", que deve atrapalhar um piquenique, acampamento ou a área onde as barracas ficam. Assim que o "urso" levar algum item para longe, as outras crianças devem "acordar" e tentar identificar qual foi o item roubado. Caso alguma criança identifique o item, o "urso" retorna e devolve o que ele levou. A criança que acertar pode então se transformar no "urso" da vez. Se ninguém conseguir identificar o item, a brincadeira continua com o "urso" original.

Procurando a coruja

As crianças devem tentar encontrar a coruja nessa brincadeira. Uma criança finge ser a coruja e, enquanto as outras fecham os olhos, ela se esconde e começa a fazer barulho. As outras crianças devem então abrir os olhos e procurar a "coruja"; caso ninguém encontre dentro de um tempo determinado, a brincadeira continua com a "coruja" original. Se alguém encontrar, ela passa então a ser a "coruja" da vez.

Arremesso de amendoim

Para representar um furo na árvore, um líder coloca uma caixa aberta por cima de uma mesa, com as laterais para fora. Como se fossem esquilos, as crianças tentam arremessar amendoins dentro do buraco. O participante que conseguir acertar mais amendoim no buraco ganha.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article