×
Loading ...

Brincadeiras e atividades divertidas para construir equipes

Atualizado em 19 julho, 2017

A formação de equipe foi incorporada ao repertório de muitas empresas, em um esforço para motivar seus funcionários e promover habilidades de liderança. Ela também serve para evitar o constrangimento de novos funcionários e permitir que professores desenvolvam um senso de camaradagem e trabalho em equipe. A formação de equipe pode assumir a forma de brincadeiras, ou atividades que ocorram tanto dentro quanto fora do local de trabalho.

As atividades de formação de equipes ajudam as pessoas a se aproximarem (best friends image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Duas verdades e uma mentira

Uma ótima maneira de acabar com o constrangimento entre as pessoas, é uma brincadeira chamada "duas verdades e uma mentira". As pessoas se revezam, alegando duas verdades sobre si próprias e uma mentira. Os outros jogadores revezam-se adivinhando qual declaração das três é falsa. É uma ótima brincadeira para pessoas que nunca se conheceram. Não requer nenhum material e pode durar quantas rodadas o tempo permitir.

Loading...

Bastão de hélio

A brincadeira do "bastão de hélio" é para acabar com o constrangimento, destinada a grupos ou equipes grandes. Para brincar, os jogadores devem começar duas filas iguais de frente uma para a outra. Todos os membros da equipe devem então colocar seus dedos indicadores no meio, em uma linha reta. Um bastão longo e estreito é então colocado na linha de dedos indicadores. O objetivo de "bastão de hélio" é que os membros da equipe consigam baixar o bastão até o chão sem que ele caia, segurando-o, ou realizando qualquer outra ação que não seja simplesmente deixá-lo sobre a linha de dedos indicadores. Todos os membros da equipe devem tocar o bastão o tempo todo e caso ele caia, ou um membro do time desencoste do bastão, o processo deve começar novamente.

Todos a bordo!

O objetivo de "todos a bordo!" é que os membros de uma equipe trabalhem juntos e encontrem uma forma de caberem em um pequeno espaço. A brincadeira começa quando uma área é demarcada com uma fita adesiva. Todos os membros da equipe devem caber dentro da área marcada antes que um período pré-determinado limitante termine. Caso a equipe consiga caber na área, alterne para uma área menor. Os membros da equipe devem então pensar em métodos de caber dentro do espaço menor. A brincadeira continua, até que a equipe não caiba mais na menor área demarcada. Para tornar o "todos a bordo!" mais difícil, é possível também diminuir o limite de tempo do jogo, ou impedir que os jogadores falem uns com os outros. Quaisquer acessórios pontiagudos usados pelos jogadores devem ser colocados em outro lugar antes que o jogo comece, para que ninguém se machuque.

O incrível ovo em queda

"O incrível ovo em queda" é uma atividade construtora de equipe, que encoraja o pensamento crítico e o trabalho em grupo. A premissa do jogo é trabalhar como um time, para criar uma embalagem que impedirá o ovo de quebrar quando arremessado de uma altura de ao menos 2,5 m. Os jogadores devem trabalhar em conjunto para decidir quais materiais e projetos serão mais suscetíveis à dar suporte ao ovo com sucesso. A brincadeira também pode ser feita com múltiplas equipes, para analisar qual projeto de embalagem será mais bem sucedido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...