Brincadeiras com dominó para crianças

Escrito por leonor crossley | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras com dominó para crianças
O dominó é jogado por crianças há séculos (Domino image by Ellanorah from Fotolia.com)

O dominó existe há muitos séculos e ainda continua sendo um dos brinquedos favoritos das crianças. Muitos jogos podem ser jogados com essas peças pretas e brancas, e muitas variações podem ser feitas ao jogo para mudar a forma de jogar. Uma boa embaralhada nos dominós é um grande jeito de começar a maioria dos jogos.

Outras pessoas estão lendo

Dominó tradicional

Cada jogador compra sete pedras (se houver dois jogadores) ou cinco pedras (se houver três jogadores). O jogador com a maior dobra inicia o jogo colocando-a na mesa. Durante seu turno, o jogador deve colocar uma pedra de sua mão em um dos dois finais, com o mesmo número de pontos. Jogadores sem pedras possíveis passam a vez. O jogo continua até o vencedor não ter mais pedras em sua mão ou, caso não seja possível mais nenhuma jogada, o vencedor é aquele que tiver o menor número de pontos em sua mão, contando todas as pedras. Se empatar, a pessoa que tiver a pedra com o menor número de pontos ganha. Crianças que sabem adição podem jogar até o verdadeiro vencedor atingir uma marca de 50 ou 100. O vencedor de um round ganha um total de pontos equivalente ao número de pontos na mão dos outros jogadores menos os pontos que estão em sua mão (se ainda tiver alguma pedra).

Dominó cego

Coloque os dominós virados para baixo. Cada jogador escolhe uma pedra. Quem tirar a pedra com maior quantidade de pontos começa. Cada um compra quatorze pedras (se houver dois jogadores) ou nove pedras (se houver três jogadores). Mantenha as pedras viradas para baixo. O primeiro jogador pega uma de suas pedras e vira para cima. Após isso, vira mais uma pedra. Se a pedra virada tiver o mesmo número que um dos lados da primeira pedra, o jogador pode colocá-la na mesa. Ele continua até não conseguir fazer uma jogada. A pedra que não foi jogada é virada novamente e a jogada passa para o próximo. Dobras podem ser deixadas viradas para cima (caso tenha sido virada e não pode ser jogada) e quem a tiver pode usá-las quando quiser durante seu turno. O jogo continua até o vencedor se livrar de todas as suas pedras ou ninguém mais não conseguir fazer mais nenhuma jogada. Em caso de empate, o jogador com menos pontos em suas mãos é o vencedor.

Tradicional com compra

Similar ao jogo tradicional, esse jogo usa as pedras que sobraram e que não estão em mãos como cemitério. Se um jogador não conseguir jogar, ele deve comprar uma das pedras do cemitério e adicionar em sua mão, até que o jogador compre uma pedra que possa jogar. Uma vez que o cemitério estiver vazio, os jogadores que não conseguirem jogar deverão passar a rodada. O jogo continua até o vencedor terminar com todas as suas pedras ou não houver mais jogadas possíveis. Determine os pontos e os vencedores do mesmo modo como é determinado no jogo tradicional.

Cadeia de dominós

Estrategicamente coloque uma série de dominós um perto do outro. Derrube a primeira pedra e observe os outros caírem um após o outro até que a última seja derrubada. Use a criatividade e faça com que as peças movam uma bola ou algum outro objeto ao caírem, acertando outra peça e criando uma nova reação em cadeia. Faça um dominó cair de uma plataforma em cima de outro, para iniciar outra cadeia. As possibilidades são infinitas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível