Mais
×

Brincadeiras para educar crianças sobre higiene pessoal

Crianças amam se sujar e fazer bagunça, e, embora isso faça parte do desenvolvimento, os professores e responsáveis podem ensiná-las sobre a higiene pessoal e como o lixo, germes e poluentes afetam as suas vidas. As brincadeiras devem ser modificadas de acordo com o ano escolar ou habilidade da criança.

Mostre aos alunos como os germes se espalham e incentive a lavagem das mãos (washing hands image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Espalhando germes

Em uma atividade de aperto de mãos, mostre as crianças como os germes podem causar doenças. Use como exemplos a virose, a conjuntivite, a faringite estreptocócica e bronquite. Antes da brincadeira, enumere cada doença. Além disso, enumere também os atos como lavagem das mãos, mantê-las longe da boca, não compartilhar bebidas e outras ideias para evitar a propagação de germes. Em vários pedaços de papel, escreva os números escolhidos para representar as doenças e as dicas. Entregue um número para cada criança — ela não deverá saber qual doença é — e um pedaço de papel com o número dele ou dela. Durante a quantidade de tempo pré-determinada, deixe as crianças andarem pela sala e apertarem as mãos do maior número de colegas possíveis. Nisso, elas devem trocar os números. Quando o tempo acabar, veja o número de cada criança e pergunte se ele ou ela está doente ou se foi salva por alguma dica. As crianças infectadas devem se sentar e o jogo continuará até que exista um único vencedor saudável.

Lixo ou reciclagem

As crianças podem aprender como manter o planeta limpo ao brincar de algo que os ensine sobre o que pode, ou não, ser reciclado. Separe as crianças em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve ter duas lixeiras e vários objetos que pertencem ao lixo ou reciclagem, como jornais, ossos de galinha, caixas de leite e óculos antigos. Dê-lhes cinco minutos para dividir os objetos e determinar quais deles devem ser jogados no lixo e quais devem ser levados à reciclagem. Quando o tempo acabar, o grupo com maior quantidade de acertos ganha.

Limpar a água

As crianças podem limpar a água com uma brincadeira sobre segurança. Após explicar que a água pode conter poluentes, separe os alunos em grupos de quatro. Coloque um balde de água na frente de cada grupo. Em cada balde, coloque cerca de uma dúzia de bolas de pingue-pongue escritas como possíveis contaminantes, como chumbo, arsênico e cobre. Procure informações em listas sobre proteção ambiental para conseguir mais ideias. Em uma distância de cerca de dois metros do balde de água, coloque um balde vazio. As crianças devem competir entre si para ver qual grupo consegue jogar a maior quantidade de bolas do balde com água para o balde vazio. Se uma bola cair fora do balde vazio, ela deve voltar para a água. O primeiro grupo que conseguir limpar a água é o vencedor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article