Mais
×

Brincadeiras infantis que estimulam habilidades sociais e emocionais

Atualizado em 23 março, 2017

Habilidades sociais e emocionais são, por muitas razões, tão importantes para o desenvolvimento de uma criança quanto habilidades acadêmicas. Habilidades sociais ajudam o indivíduo a interagir com outras pessoas, e as emocionais são essenciais para lidar com as diversas circunstâncias com que uma pessoa pode se deparar. Muitas brincadeiras infantis comuns ajudam a construir habilidades sociais e emocionais, além de serem ótimas atividades físicas e muito divertidas.

Seu filho pode aprender brincando a socializar e a lidar com emoções (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Jogos de perguntas e respostas

Dividir seus alunos em grupos e organizar um jogo de perguntas e respostas sobre um tópico recentemente discutido em sala de aula é uma maneira eficaz de encorajar o crescimento social e emocional. Os alunos aprendem a trabalhar em equipe, lidar com diferentes personalidades, liderar, obedecer e a serem bons vencedores e bons perdedores. Organizar os alunos em grupo para o jogo de perguntas e respostas diminui o estresse de saber a resposta certa e encoraja as crianças a se envolverem com seus colegas.

Esportes em equipe

Qualquer esporte em equipe pode ajudar uma criança a desenvolver habilidades sociais e emocionais. Times de sucesso dependem de várias habilidades sociais, incluindo a comunicação, seja ela verbal ou não verbal. Os alunos também têm a oportunidade de gastar energia e podem achar mais fácil se comunicar com os colegas em função da natureza da atividade. Mantenha as interações divertidas e positivas e preste atenção se alguém quebrar regras ou se mostrar agressivamente competitivo, pois isso pode prejudicar a atividade.

Silêncio

O objetivo do jogo do silêncio é simples: os alunos têm que se agrupar de acordo com instruções específicas sem utilizar a comunicação verbal. Por exemplo, você pode desafiá-los a se organizarem do mais velho para o mais novo. As crianças que participam desta brincadeira têm de se basear na comunicação não verbal, bem como em informações que já têm a respeito das diferentes características de seus colegas. Esta atividade deve ser conduzida sem um tempo marcado, para que os alunos não se sintam sob pressão.

Criação de histórias em grupo

Uma maneira divertida de explorar a criatividade em sala de aula e estimular a interação social é brincando de contar histórias em grupo. Faça seus alunos se sentarem em círculo e explique para a turma que vocês todos vão criar uma história juntos, uma palavra de cada vez. Você começa com qualquer palavra e o estudante à sua direita tem que acrescentar a próxima palavra à frase. Prossiga até terem uma história interessante para as crianças contarem aos seus pais e amigos. Esta atividade desenvolve habilidades como falar em público, improvisação e audição ativa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article