Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas

Escrito por rosemary gemmell | Traduzido por lívia bono
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas
Brincadeiras infantis tradicionais eram feitas na Escócia (Scottish flag with water reflection image by Sophia Winters from Fotolia.com)

Ruas e parquinhos escoceses já testemunharam inúmeras brincadeiras infantis tradicionais. De jogos de bola a pega-pega, as crianças nunca pararam quietas na hora de brincar. Apesar de regras modernas de saúde e segurança terem proibido algumas delas em caso de machucados, as crianças ainda brincam de alguns desses jogos em clubes e organizações, assim como nos pátios das escolas.

Outras pessoas estão lendo

Bola de gude

Meninos brincavam de bola de gude em todos os parquinhos da Escócia, usando bolinhas coloridas. Dois meninos jogavam um contra o outro, usando sua própria coleção de bolas de gude. Um menino joga a primeira bolinha para aterrisar a alguma distância. O próximo precisa acertá-la com a sua própria bola, ou fazê-la aterrissar dentro da distância de uma mão. Se conseguir, ele pega a bolinha do oponente. Eles jogam até que a pessoa que pegar mais bolinhas vença.

Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas
Meninos escoceses jogavam bolinha de gude (marble in a group of marbles image by Ellanorah from Fotolia.com)

Plainy-Clappy

Enquanto os meninos brincavam de futebol, ou "jogavam bola", as meninas escocesas batiam uma bolinha contra a parede, cantando uma música com ações. Quando rebatiam a bola uma vez contra a parede e a pegavam novamente era um "plainy, ou normal". Na próxima rebatida, a menina batia palmas antes de pegar a bola, que era um "clappy, ou batidinha". O resto da rima tinha outras instruções, como girar, quando a menina fazia um círculo com as mãos antes de pegar a bola.

Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas
As meninas escocesas batiam uma bolinha contra a parede. (balls for game in … 1 image by Petr Gnuskin from Fotolia.com)

Peever Beds

Um tipo de amarelinha, as meninas desenhavam "peever beds" com giz na calçada, ou no chão, com números crescentes em cada quadrado, ou cama. O peever era uma pequena lata redonda e vazia. Começando com o peever no quadrado número um, a menina pula enquanto tenta fazer com que a lata entre no próximo quadrado. Se o pé ou a lata tocarem a linha ao redor de um quadrado, a próxima jogadora ganha a vez.

Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas
Giz marcava as brincadeiras nas ruas. (sticks of chalk image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

British Bulldog

Na brincadeira British Bulldog, um grupo de crianças fica de um lado do parquinho. O "buldogue" fica no meio da área. As crianças precisam chegar ao outro lado sem serem pegas pelo buldogue. Quando o buldogue grita "British Bulldog 1, 2, 3!", todo mundo corre. Se alguém for pego, se torna um buldogue. Mais buldogues fazem com que seja mais difícil chegar ao outro lado em segurança.

Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas
O buldogue tentava pegar as crianças. (games image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Que horas são, Senhor Lobo?

Na brincadeira "Que horas são, Senhor Lobo?", as cianças se alinham em um lado da rua. Uma pessoa faz o papel do lobo e vira de costas para elas, no meio da rua. As crianças gritam "Que horas são, Senhor Lobo?". Ele grita um horário aleatório, como duas da tarde. As crianças dão essa quantidade de passos. Elas perguntam o horário de novo, tentando chegar perto do lobo antes que ele saiba. Quando ele grita "É hora do jantar", ele se vira e tenta pegar as crianças mais perto dele.

Brincadeiras Infantis Tradicionais Escocesas
As crianças perguntam "Que horas são, Senhor Lobo?" (time image by Marko Korac from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível