×
Loading ...

Brincadeiras de manipulação para crianças pequenas

Atividades lúdicas de manipulação ajudam em grande parte do desenvolvimento motor fino, como na coordenação olho-mão, bilateralidade e na força da mão, assim como nas habilidades conceituais e espaciais. Você pode oferecer uma variedade de atividades divertidas para ajudar crianças pequenas a entenderem conceitos de distância, peso, tamanho, forma e textura. Crianças pequenas aprendem melhor quando se divertem; por isso, deixe-os brincar com quebra-cabeças, jogos de construção e encaixes e atividades de laços para que trabalhem a coordenação motora fina.

Atividades lúdicas de manipulação, como empilhar blocos, ajudam crianças pequenas a criar a coordenação olho-mão (Comstock/Comstock/Getty Images)

Quebra-cabeças

Faça atividades com quebra-cabeças para ajudar as crianças pequenas a trabalharem com a noção de espaço. Dê à criança um quebra-cabeça de madeira que não tenha mais que seis peças. Brinquedos simples de montar com formas geométricas funcionam bem. Certifique-se de que as peças tenham puxadores para as crianças segurarem e levantarem as peças, tirando-as da moldura. Deixe-as brincar com quebra-cabeças de imagens que mostrem objetos com os quais eles estejam familiarizados, como carros, animais e personagens de desenhos.

Loading...

Empilhamento

Proporcione às crianças uma grande variedade de brinquedos de empilhamento, como potes, blocos e anéis de plástico. Encoraje-as a empilhar copos e potes de diferentes tamanhos, providencie blocos e peça para que eles construam uma torre. Dê a eles brinquedos a serem encaixados uns dentro dos outros. Dê bonecas de encaixe e mostre como colocá-las uma dentro da outra.

Atividades de construção

Kits de construção são ótimos brinquedos para as crianças manipularem. Dê às crianças blocos de construção pequenos e grandes, bem como blocos do alfabeto. Adicione tubinhos e bonecos de plástico. Providencie também blocos grandes que se interliguem. Encoraje as crianças a construírem o que quiserem. Você também pode dar uma tarefa específica dando dicas verbais, como "você consegue construir um posto de bombeiros?" ou "vamos construir um prédio bem alto".

Atividades de amarrar e alinhavar

Atividades que envolvam alinhavar e fazer laços são divertidas para crianças pequenas. Faça peças de alinhavo para eles praticarem. Corte cartolinas ou papelão em formas básicas, como peixes, animais e carros. Faça buracos nas bordas dessas formas. Deixe as crianças pintarem as peças e, então, dê cadarços à elas. Encoraje-as a alinhavar o cadarço pelos buracos. Você também pode dar pedaços de barbante e mostrar às crianças como alinhavar macarrão cru, cereais e miçangas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...