×
Loading ...

Brincadeiras mentalmente estimulantes para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Brincadeiras mentalmente estimulantes para crianças são atividades que fazem pensar, contribuindo para o desenvolvimento global do cérebro. Como ele se desenvolve rapidamente durante a infância, brincadeiras que estimulam habilidades auditivas, visuais, linguísticas, sociais e físicas são cruciais para transformar seus em filhos pensadores e aprendizes independentes. Brincadeiras mentalmente estimulantes não têm que ser caras ou exigir muitos recursos; o objetivo é encontrar algo que envolva e inspire as crianças.

A infância é uma época crucial para o desenvolvimento cerebral e o pensamento criativo (child image by Vaida from Fotolia.com)

Cognição

Jogos cognitivos desenvolvem os processos de pensamento e raciocínio, a percepção e a habilidade de solucionar problemas. Como as habilidades cognitivas das crianças são moldadas pelas informações que elas já têm, jogos mentalmente estimulantes nesta área devem se basear na curiosidade e na investigação. Uma caça ao tesouro é uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo, bem como quebra-cabeças, cubos de Rubik (o famoso "cubo mágico") e jogos de adivinhação. Um jogo como "telefone sem fio" também é eficaz para o desenvolvimento cognitivo.

Loading...

Criatividade

Atividades criativas desenvolvem habilidades como a originalidade e a capacidade de resolver problemas, além de também estimular o pensamento e o raciocínio. Brincar na água, por exemplo, é algo que agrada crianças de todas as idades para desenvolver sua criatividade. Encoraje-as a tentar fazer vários objetos flutuarem ou afundarem, fazer arminhas de água usando uma garrafa e desenvolver o vocabulário relacionado á água, como "garoar", "despejar" e "pingar". Outra opção para desenvolver a criatividade sensorial é usar um "saco das sensações", colocando um objeto misterioso dentro de um saco e pedindo às crianças que adivinhem o que há dentro dele. Elas podem utilizar apenas o tato, o olfato, o paladar e a audição para descobrir a resposta, jamais a visão.

Linguagem

Ler vai fazer com que as habilidades linguísticas de seu filho disparem. Leiam juntos por prazer e aproveite esta oportunidade para fazer perguntas sobre o enredo e os diferentes personagens e também para aumentar seu vocabulário. Transforme as compras do supermercado em um momento divertido, fazendo seu filho andar pela cozinha à procura de itens que estão faltando. Contribua para a alfabetização pedindo para seu filho escrever uma lista de compras e procurar os itens no corredor do supermercado. Você pode até mesmo transformar a jornada em um jogo da memória linguístico, brincando de "Fui a um piquenique...". Comece com um alimento que comece com A, B, C e assim por diante, e repita os anteriores antes de acrescentar o próximo.

Físico

O desenvolvimento físico do cérebro inclui áreas como controle muscular, habilidades motoras e coordenação. Desenvolver estas habilidades com sucesso envolve permitir às crianças que participem sempre que puderem de uma atividade física. Um jogo de esconde-esconde, por exemplo, pode ser feito em casa e estimula o desenvolvimento físico e a cognição. Um simples jogo de bola promove o desenvolvimento destas habilidades-chave. Brincar na caixa de areia ou na piscina tem o benefício adicional de aumentar o conhecimento sensorial e contribuir para o desenvolvimento global da visão e da audição.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...