Brincadeiras no pátio para crianças

Escrito por mary strain | Traduzido por gabriel guedes
Brincadeiras no pátio para crianças
Brincadeiras de pátio não precisam de muito espaço (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O pátio é um local conveniente para as crianças brincarem; é perto o suficiente da casa para que a mãe mantenha um olho neles, mas não tão perto para que as crianças se sintam acobertadas. As melhores brincadeiras de pátio são as que não precisam de muito espaço. Brincadeiras que necessitem de brinquedos pequenos ou equipamentos são boas, mas as melhores não precisam de nada além de uma boa imaginação.

Brinquedos pequenos

As brincadeiras que usam brinquedos pequenos são boas para os pátios. Brincadeiras como macaco, bola de gude, críquete, dardos, pular corda, bambolê ou amarelinha não requerem um espaço grande. Se tiver uma mesa de pátio, as crianças podem brincar de boneca, desenhar em cadernos ou jogar pingue-pongue ou jogos de tabuleiro.

Brincadeiras bagunçadas

Se a brincadeira em questão vai envolver bagunça e vai precisar de uma mesa, o pátio é um local natural para ela. A mesa de pátio é ideal para fazer esculturas de creme de barbear, bolhas de sabão, pinturas de rosto, desfiles de fantasia, planejamento de estratégias para armas de água ou guerras de balão de água na grama ou criar bonecos com terra.

Jogos musicais

Qualquer jogo que envolver muito barulho é melhor jogado ao ar livre. As crianças podem sentar na mesa do pátio e jogar jogos de memória que permitam a cada jogador adicionar letras à musica e lembrar das que forem adicionadas. Pequenos brinquedos musicais que utilizem o mesmo princípio fazem uma sequência de barulhos que devem ser replicados para fazer pontos.

Brincadeiras de imaginação

Algumas brincadeiras requerem muito pouco equipamento. As de adivinhação podem ser brincadas na mesa do pátio. Uma criança escolhe um objeto do gramado e a outra tenta adivinhar qual é; a primeira criança dá dicas, como "está ficando quente" ou "está ficando frio". Se o pátio for uma superfície lisa de concreto, as crianças podem desenhar com giz. Com a supervisão de um adulto, uma caça ao tesouro pode ser feita. O adulto esconde doces pelo local e as crianças procuram por eles.