Brincadeiras sensoriais para pessoas com incapacidades

Escrito por karen kleinschmidt | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras sensoriais para pessoas com incapacidades
Brincadeiras sensoriais são importantes para pessoas com e sem incapacidades (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Brincadeiras sensoriais ajudam as pessoas a ultrapassar incapacidades nas áreas do desenvolvimento social, emocional e intelectual. Elas ajudam a explicar as habilidades da vida no cotidiano, a desenvolver uma autoestima positiva, a capacitá-las para terem relações positivas com os outros e a estarem abertas ao aprendizado. Brincadeiras sensoriais dão às crianças uma maior chance de encontrarem marcos de desenvolvimento normais. Essas atividades são aliciantes e sua variedade é ilimitada.

Outras pessoas estão lendo

Brincadeiras sensoriais com o trabalho árduo

Brincadeiras sensoriais podem ajudar as pessoas a ultrapassar incapacidades nas áreas do desenvolvimento social, emocional e intelectual. Elas ajudam a explicar as habilidades da vida no cotidiano, a desenvolver uma autoestima positiva, a capacitá-las para terem relações positivas com os outros e a estarem abertas ao aprendizado. Brincadeiras sensoriais dão às crianças uma maior chance de encontrar marcos de desenvolvimento normais. Essas atividades são aliciantes e a sua variedade é ilimitada.

Brincadeiras sensoriais para as habilidades motoras

Pessoas com incapacidades podem ter dificuldade nas habilidades motoras finas como, por exemplo, escrever à mão, abotoar e tirar botões ou cortar com a tesoura. É possível encontrar atividades que possam ajudar essas pessoas a melhorarem sua coordenação motora mesmo debaixo do seu nariz. Incluem-se nessas atividades desenhar ou colorir em um quadro negro ou quadro branco e depois apagá-los, lavar janelas e pintar o pátio, a calçada, ou a lateral de um edifício com tinta à base de água. Se enrolar massa de biscoito ou massa de modelar e pressionar cortadores de biscoito, isso o ajudará a desenvolver suas habilidades motoras finas. Outros exemplos que lhe permitem desenvolver essas habilidades são: escovar um cachorro, apertar bolas de estresse e escrever na calçada com giz.

Brincadeiras sensoriais para a visão

Muitas das ideias usadas ​​com as crianças podem ser aplicadas em adultos com incapacidades. Existem brincadeiras sensoriais que ajudam a melhorar a visão e a aumentar a memória como, por exemplo, olhar para álbuns de fotos de amigos e familiares, criar um livro de imagens de alto contraste com desenhos de objetos como, por exemplo, círculos pretos e brancos, e olhar através do vidro colorido. Lâmpadas de lava e caleidoscópios são ótimas atividades sensoriais para os adultos. Olhe juntamente com as crianças para as flores e discutam os seus diversos aromas e cores. Livros de figuras ocultas e quebra-cabeças permitirão que as pessoas com incapacidade se relacionem umas com as outras optando por trabalhar em equipe.

Brincaderias sensoriais para desenvolver o sentido tátil

Atividades relacionadas com o sentido tátil podem ajudar as pessoas com incapacidade a relaxar quando estão mais estimuladas ou se tornam mais tolerantes ao toque se têm dificuldade nessa área. Existem atividades como, por exemplo, uma massagem suave ou uma massagem profunda com pressão e o uso de cobertores ou trajes pesados que podem ajudar a fornecer a quantidade apropriada de estimulação a essa área sensorial. Tenha um livro com várias páginas táteis, onde possa incluir um zíper, lixa, bolas de algodão, penas e qualquer outro objeto que sirva para a atividade. Discuta cada material e como sente o objeto à medida que vira as páginas. Outra atividade popular é a terapia feita com o animal de estimação com um gato ou um cão. Permita que a pessoa acaricie o animal. Isso é, muitas vezes, calmante e relaxante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível