Brincadeiras de vestir para crianças de 5 e 6 anos

Escrito por melanie hammond | Traduzido por mariana piastrelli lauria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brincadeiras de vestir para crianças de 5 e 6 anos
A brincadeira de vestir e se fantasiar é uma ótima opção para o aprendizado de crianças (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, as brincadeiras de se fantasiar e outros tipos de brincadeiras imaginárias não são apenas uma saída criativa e social, mas uma parte fundamental no desenvolvimento cognitivo de uma criança. Contrario à crença popular, crianças menores não aprendem de forma tão eficaz em uma sala de aula estruturada como quando elas aprendem brincando de forma criativa.

Outras pessoas estão lendo

Acessórios

Para brincar se fantasiando, tudo o que é necessário são algumas roupas velhas, sapatos, acessórios e imaginação fértil. Qualquer tipo de roupa velha será suficiente, caso as crianças decidam se vestir de forma extravagantes, como roupas de dama de honra ou vestidos de baile, ou ainda roupa social e de eventos. Os sapatos favoritos nessas brincadeiras de se fantasiar e brincar de se vestir são os de salto alto, apesar de sapatilhas e outros sapatos também serem úteis.

Você pode comprar acessórios para essas brincadeiras em lojas de fantasias ou outras que vendam tiaras de plástico, casacos de penas, jalecos de médicos e estetoscópios de brinquedo, ou você pode ainda oferecer às crianças bolsas e jóias em desuso e ultrapassadas, colares e pulseiras perdidas dentro de seu armário. Os brincos de pressão são geralmente a melhor opção para essas brincadeiras, já que algumas crianças não tem as orelhas furadas.

Outros acessórios legais para uma brincadeira de fantasias são unhas postiças e trajes de Halloween. Com um pouco de imaginação, as possibilidades são infinitas.

Realeza

Todo mundo já quis ser um príncipe ou princesa uma vez na vida, mesmo que de brincadeira. Ajude as crianças a se vestirem como membros da realeza. Deixe-as revezarem na hora de sentar em um trono e brinque com elas de fazer proclamações reais e acenar para as pessoas comuns, à medida em que elas forem desfilando.

Fotografe

Uma vez que as crianças já estiverem vestidas, com todos os acessórios e cabelo já arrumado, pratique com elas as melhores poses. Use frases de incentivo para que elas façam poses de uma ou outra maneira, à medida em que você for tirando fotos delas. Para se divertir ainda mais, compre uma câmera descartável e deixe que as crianças tirem suas próprias fotos e umas das outras.

Corrida de revezamento

Uma boa maneira de brincar é fazer uma corrida de revezamento. Separe duas pilhas de roupas e divida as crianças em duas equipes. Cada equipe deve correr, uma criança de cada vez, partindo das pilhas de roupas. Em seguida, elas devem escolher uma roupa da pilha, colocá-la o mais rápido possível e voltar ao ponto de partida. As próximas crianças repetem o processo até que cada uma esteja vestida com uma roupa. A primeira equipe a completar a tarefa é a equipe vencedora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível