Mais
×

Brincos na língua e o mau hálito

Atualizado em 23 março, 2017

Os brincos na língua se tornaram um marco da cultura popular, servindo como expressão da arte corporal. As peças atuais evoluíram de simples bolas prateadas para cores complexas e desenhos, inclusive com cores neon e formas de espinhos. De qualquer modo, os brincos na língua também têm contras, incluindo a dor envolvida no processo de perfuração, assim como o mau hálito resultante das bactérias ao redor da porção perfurada da língua.

O piercing na língua é muito popular (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Causas

O mau hálito causado pelos piercings na língua resulta do crescimento de bactérias que ficam aprisionadas entre o brinco e as cavidades da parte perfurada da língua. Em alguns casos, as bactérias causam uma infecção ao redor da área da língua e pode ser necessário um dentista para solucionar o problema.

Causas adicionais

Além disso, o mau hálito pode ser causado por células mortas da língua. Normalmente, não há nada na boca que prenda essas células. No entanto, quando há um furo na boca, as células se depositam ao redor do brinco. Isso se torna causa de mau hálito se o usuário não limpar a joia.

Considerações

Além de ter o piercing feito por um profissional, você deve evitar joias espalhafatosas. Ao invés disso, atenha-se ao aço cirúrgico quando possível, já que esse material evita acúmulo de bactérias. Normalmente, um profissional pode ensinar os processos de limpeza apropriados para seu brinco na língua, de modo a evitar mau hálito e outros problemas.

Cuidados

Mau hálito é apenas o começo de problemas que podem ocorrer por cuidados impróprios. Infecções podem ocorrer ao redor do ponto perfurado e rapidamente se espalhar pela boca, incluindo as amídalas. Na maioria dos casos, tratar a infecção requer um dentista. Você pode ter de remover o brinco enquanto trata a infecção ou, em algumas instâncias, para sempre.

Prevenção/Solução

O melhor modo de prevenir o mau hálito causado pelo piercing na língua é limpar a joia e a área a seu redor com cuidado. Escove os dentes após cada refeição e use enxaguante bucal antibactericida diariamente. Você deve escovar a língua pelo menos duas vezes ao dia e enxaguar a boca durante o dia. Você deve evitar laticínios, pois causam mau hálito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article