Brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância

Escrito por fátima telles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância
Queda-de-braço (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Quando os computadores, jogos eletrônicos e outros gadgets não existiam, as brincadeiras de rua, como soltar pipa, jogar bola e pular a amarelinha garantiam a diversão. Muitas das crianças das grandes cidades não sabem o que é brincar de roda ou de "queimada", mas nas cidades do interior, ainda é comum que essas tradições sejam passadas de pai para filho. Algumas brincadeiras são resgatadas pelos avós que aproveitam a visita dos netos para voltarem à infância. Já os pequenos se divertem com a simplicidade das diversões do passado.

Outras pessoas estão lendo

Balancinho bom...

Uma delas é o balanço. Nas casas com quintal ou nos parquinhos dos playgrounds dos apartamentos sempre existe um e não há quem não tenha andado nele na infância. Há algum tempo eram feitos artesanalmente, com corda ou corrente e um pedaço de madeira como assento. Depois era só sentar e dar impulso com os pés. A graça era conseguir balançar o mais rápido possível indo até bem no alto. E sempre tinha alguém para empurrar e tornar a brincadeira mais emocionante!

Brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância
Empurra aí! (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Bolinhas de sabão

Outra diversão que garante horas de entretenimento e sem grandes custos. Basta um copinho com água e detergente e um arame com um elo feito na ponta. Depois é só molhar o arame na mistura e soprar. Pronto! Muitas bolinhas e bolões se espalharão pelo ar. A criançada adora correr para estourá-las. Hoje já existem kits à venda que vêm até com o líquido pronto e a peça para soprar em plástico. Não há criança que não goste dessa farra.

Brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância
Pega a bolinha! (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Andar de bicicleta

Todo mundo teve seu momento na infância em que aprendeu a andar de bicicleta. Talvez seja o brinquedo mais sonhado e pedido pela garotada. Mesmo com todas as inovações tecnológicas, ela continua imbatível. A liberdade de estar na rua, andando sobre as duas rodas e na companhia de amigos não tem comparação. E quem se esquece dos muitos tombos que levou por sempre tentar avançar um pouco mais na aventura? O bom é que a bicicleta permanence na vida adulta e se torna uma atividade física altamente recomendável.

Brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância
Passeio sobre rodas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Patins

Quem não sonhou em ganhar patins na infância? Era um dos brinquedos mais populares nas décadas de 80 e 90, porém nem todos conseguiam convencer seus pais a comprá-los. O receio eram os tombos e as possíveis fraturas, mas a criançada não tinha medo. Os primeiros modelos tinham rodas paralelas à frente e atrás, o pé encaixava-se numa base e era preso por tiras e fivelas. Depois vieram os modelos "in line" ou "rollers", com botas bem mais confortáveis e com rodinhas que se concentram num trilho central. Haja equilíbrio!

Brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância
Deslize e aproveite! (Brendon Thorne/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Bambolê

Este é um brinquedo que ainda se encontra nas lojas, mas nem todas as crianças já tiveram a oportunidade de usá-lo. Para brincar, basta girar o bambolê pelo corpo, tentando mantê-lo o máximo de tempo sem parar de rodar. Outra alternativa é empurrá-lo pelo chão como uma roda. A verdade é que esta e outras brincadeiras são muito saudáveis e devem ser estimuladas, porque tiram as crianças da inércia do sofá ou da cadeira do computador, evitando o sedentarismo.

Brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância
Movimentando o corpo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível