×
Loading ...

Brinquedos que promovem coordenação motora fina para bebês

Atualizado em 20 julho, 2017

A coordenação motora fina envolve a coordenação de pequenos músculos, como aqueles localizados nas mãos, pulso, pés, dedos, lábios e língua. Habilidades motoras finas também usam os músculos das mãos e olhos para tarefas relacionadas aos desempenho. Os bebês precisam de exercícios repetitivos para fortalecer suas competências motoras finas e brinquedos como chocalhos, tapetes de atividades, centros de atividades e blocos podem ajudar.

É importante para os bebê desenvolverem habilidades motoras finas (babie image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Chocalhos

Os chocalhos promovem desenvolvimento motor fino ao estimular a coordenação olho-mão e encoraja os bebês a segurarem os objetos. Os bebês nascem com o reflexo de apreensão, então automaticamente eles agarram qualquer coisa colocada em suas mãos. Eles seguram o chocalho, movem as mãos aleatoriamente, ouvem o som que o objeto faz, e também descobre que suas mãozinhas estão segurando algo. Prender um chocalho nos pulsos ou tornozelos do bebê é outra alternativa.

Loading...

Tapetes de atividades

Para bebês de 3 a 6 meses, o tapete de atividade os estimulam a alcançar, pegar e empurrar seus brinquedos prediletos. Os tapetes de atividades apresentam uma variedade de objetos com texturas, cores, luzes e sons diferentes. O infantes podem ser deitados de costas para olharem os brinquedos sobre a cabeça. Eles irão focar os olhos nos brinquedos e fazer movimentos aleatórios. Finalmente, uma mão ou pé tocará no brinquedo. A coordenação olho-mão é estabilizada quando os bebês aprender a direcionar as mãos e levá-las aos objetos que estão olhando.

Centros de atividades (Exersaucers )

Centros de atividades são mesas de atividade nas quais os bebês podem se sentar com ajuda. Eles precisam já ter total controle do pescoço e cabeça. Essas mesas possuem muitas atividades para essa idade, e é importante que ele sejam apresentados a itens de diferentes cores, formas e texturas que estimulem a exploração e desenvolvimento das habilidades motoras. Essas mesas também podem ter luzes, músicas e sons. A quantidade de objetos, entretanto, deve ser limitada para que o bebê queira se virar para explorar cada um. Os Exersaucers não devem ser utilizados por mais de 15 ou 20 minutos por vez, pois eles inibem o desenvolvimento de outras habilidades motoras, como andar.

Bloquinhos

Os blocos vêm em diferentes formas, tamanhos e cores. Os bebês podem desenvolver habilidades motoras finas como a coordenação olho-mão e o controle de objetos nas mãos ao colocar blocos em uma caixa e tirá-los repetidamente, batendo uns contra os outros e montando-os. Comece com os blocos maiores e depois passe para os menores. Seja cuidadoso e não introduza os blocos menores muito rapidamente pois os bebês podem se frustrar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...