Que tipo de broca usar para cortar granito?

Escrito por jourdan townsend | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de broca usar para cortar granito?
A cor do granito varia segundo a composição de cada veia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O granito é muito luxuoso, mas também caro e, depois de gastar muito dinheiro para cobrir as bancadas, o chão e outras áreas, você pode ter medo de furá-lo para realizar alguns projetos. Se você não tiver experiência, contrate um especialista. No entanto, se já tiver completado outros trabalhos de construção, procure a informação certa que lhe permitirá furar o granito por conta própria.

Outras pessoas estão lendo

O que é o granito?

O granito é uma pedra natural formada por muitos minerais diferentes, incluindo o quartzo, biotita e feldspato — às vezes, incluem-se até gemas conhecidas, como granada e apatite. O granito é classificado como uma "rocha ígnea", o tipo mais velho conhecido. A raiz do termo "ígneo" provém da palavra grega para fogo, o que indica que as camadas de granito foram derretidas milhões de anos atrás dentro do magma vulcânico. As veias de granito são relativamente pequenas, o que significa que o material é caro e dá um aspecto ostentoso às casas. O preço e disponibilidade do granito é também afetado pelo processo usado para removê-lo do local original.

Por que furar o granito?

Como o granito é comprado em lajes pré-formadas às quais o fornecedor dá um acabamento segundo suas especificações, você pode se perguntar por que pode ser necessário furar o material. Uma das razões mais comuns é adicionar uma instalação, como uma pia. Mesmo que já se tenha uma ao comprar uma casa, muitas pessoas podem querer mudar a estrutura, e pode ser preciso fazer mais furos para instalar alguma coisa. Uma segunda razão é ter que instalar eletrodomésticos, como uma máquina de lavar louças. Elas normalmente se ajustam com parafusos, mas é quase impossível colocar um parafuso diretamente no granito sem quebrar a bancada e, portanto, é necessário fazer furos piloto.

Brocas apropriadas para furar o granito

A broca correta para o granito depende principalmente do tamanho do furo que você quer fazer. O que é mais importante, você precisa de uma broca especial para que a furadeira possa atravessar o granito. Às vezes, pode ser necessária uma serra especial em vez da furadeira. Para fazer furos pequenos, uma broca de diamante ou de alvenaria é a melhor opção, pois são mais fortes e permitem atravessar o material com relativa facilidade. Além disso, não possuem bordas afiadas que "mordem" a madeira e materiais mais suaves, mas escorregam no granito. É importante não usar uma broca normal, pois esse movimento pode causar acidentes, e a resistência pode acabar queimando a furadeira. Os furos maiores devem ser feitos com um serra-copo de diamante, que usam brocas desse material de tamanho maior. Essa ferramenta é a mais apropriada para abrir o espaço para instalações como pias.

Processo de perfuração

Ao fazer furos pequenos, é necessário manter a broca úmida para facilitar o processo e reduzir a desordem. Use uma tampinha das encontradas em potes de água sanitária menores ou um medidor de xarope para a tosse para medir a quantidade necessária de óleo. Encha-a com óleo vegetal e coloque-a diretamente sobre a área de trabalho. Furar diretamente através do óleo lhe permitirá certificar-se de que a broca se manterá úmida o tempo todo. Para furos maiores, não é necessário esse processo e sim uma maior preparação e cuidado. Use uma máscara para cobrir seu nariz e boca e evitar respirar as partículas de granito, e trabalhe fazendo movimentos lentos e controlados. É necessário aplicar uma quantidade razoável de pressão com a furadeira e, portanto, certifique-se de ter a força suficiente nos braços.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível