Mais
×

Como usar uma broca diamantada para perfurar vidro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O processo de perfuração no vidro é diferente da perfuração em outros tipos de materiais. Ao perfurar materiais padrão, a broca corta o material. A broca diamantada usada em vidro, no entanto, mói o vidro da área para criar um furo. A perfuração com a broca de diamante gera calor, e este calor gerado pode quebrar a peça de vidro. Sendo assim, você precisa usar água para lubrificar a broca reduzindo a quantidade de calor gerado durante o processo de perfuração.

Instruções

Mãos à obra (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Sobreponha dois pedaços de fita adesiva para criar um X sobre a área em que você precisa perfurar o vidro. A fita adesiva fará com que a ponta da broca não escorregue do lugar marcado para o furo.

  2. Forme uma barragem de pelo menos três vezes o diâmetro do buraco que você está perfurando na superfície do vidro. Enrole a massa entre as mãos para formar uma corda de 1,27 a 2 cm de diâmetro. Pressione a massa na superfície do vidro. Certifique-se de que as extremidades da massa estejam pressionadas bem juntas para formar uma estrutura que reterá a água.

  3. Coloque os óculos de segurança

  4. Despeje a água fria na barragem criada sobre a superfície do vidro.

  5. Insira a base da broca com ponta diamantada no local indicado do motor da furadeira. Aperte a broca firmemente.

  6. Coloque a ponta da broca diamantada na superfície de vidro, com o centro da broca alinhado com o centro da marcação na superfície do vidro.

  7. Incline a broca em sua direção para que o ângulo da broca fique ligeiramente inclinado para a superfície do vidro.

  8. Acione a furadeira lentamente para iniciar a rotação da broca. Mantenha a rotação da broca abaixo de 500 rpm para reduzir o acúmulo de calor.

  9. Pare de perfurar ocasionalmente e verifique a temperatura da broca e da água. A broca deve estar quente, mas não fervendo. Adicione mais água ao local se a água ficar muito quente.

  10. Continue até que o vidro seja perfurado.

  11. Retire a barragem de massa e seque o vidro com um pano limpo.

O que você precisa

  • Fita isolante
  • Massa de modelar
  • Óculos de segurança
  • Água gelada
  • Furadeira de velocidade variável
  • Broca diamantada
  • Panos limpos e secos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article