Mais
×

Brometo de potássio e fraqueza muscular em cães

Atualizada April 17, 2017

O brometo de potássio é um medicamento que controla convulsões caninas. Se a medicação anticonvulsiva atual do cão não for eficaz, o brometo de potássio é uma terapia alternativa que pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com a outra medicação.

A epilepsia canina pode se manifestar a partir dos seis meses de idade (puppy image by Karol Grzegorek from Fotolia.com)

Causas

Existem muitas causas de convulsões caninas, incluindo epilepsia, traumatismo craniano, doença grave ou tumor cerebral. Seja qual for a causa, é essencial evitar danos neurológicos e a possibilidade de morte com o controle da atividade convulsiva. O brometo "diminui a excitabilidade dos nervos no cérebro e resulta em redução de ataques apopléticos", diz Dr. Dawn Ruben no site PetPlace.com. Essas crises podem enfraquecer o animal.

Preparação

Todo cão precisa de uma quantidade diferente de brometo para controlar sua atividade convulsiva. O proprietário, o veterinário e o farmacêutico devem trabalhar juntos para determinar a dosagem correta. Assim que ela for definida, os exames de sangue são recomendados a cada seis meses para garantir que o brometo de potássio não esteja se acumulando na corrente sanguínea do cão. Uma dose elevada danifica o sistema nervoso central e muscular do animal, conforme alerta o site Doctors Foster and Smith Pet Pharmacy.

Efeitos

O brometo de potássio é classificado como um anticonvulsivo e um de seus efeitos colaterais mais comuns é a sedação, adverte Ruben. Os cães que sofrem os efeitos secundários de sedação exibirão fraqueza muscular, letargia, perda de coordenação, imobilidade das pernas e tremores. O animal deve ser levado a um veterinário imediatamente caso ocorra um desses sinais de fraqueza muscular.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article