×
Loading ...

Broncopneumonia em cães

Atualizado em 21 novembro, 2016

A broncopneumonia é uma das principais causas que acarretam a morte em cães, especialmente entre aqueles que foram diagnosticados e internados. É importante reconhecer e aprender os sintomas de tal enfermidade, pois o imediato diagnóstico e tratamento influenciam em uma melhor recuperação do animal.

A pneumonia é mais frequente em cães do que em gatos (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Identificação

Esta doença é provocada por uma inflamação dos brônquios e dos pulmões. Os brônquios são canais que auxiliam na passagem do ar dentro dos pulmões.

Loading...

Sintomas e causas

Os sintomas da doença em cães são tosse excessiva, dificuldade respiratória, febre, ofegação, anorexia, depressão e apatia. Se o cão apresentar esta doença, pode haver sons de estalido quando o mesmo inalar. Esta pneumonia é normalmente transmitida pela inalação da bactéria causadora. O tipo de pneumonia que se espalha pelo contato do sangue é menos comum, e muitas vezes de difícil tratamento.

Diagnóstico

O veterinário pode realizar vários testes de diagnóstico para determinar tal doença no cão. Dentre estes testes estão raios-x do tórax, hemograma completo e análise das secreções. O veterinário também irá perguntar sobre o histórico clínico completo e auscultar os pulmões do cão. Uma broncoscopia poderá ser realizada a fim de determinar a presença da doença.

Tratamento

Os cães que apresentam a forma leve da doença poderão ser tratados como pacientes ambulatoriais e irem para casa. Os cães que estiverem em um estado clínico grave deverão ser hospitalizados para serem melhor tratados. Os tratamentos para a broncopneumonia em cães são antibióticos, oxigênio, hidratação, umidificação das vias aéreas e percussão do tórax, a fim de eliminar as secreções. Outros tratamentos, como inibidores de tosse, expectorantes e terapia broncodilatadora podem ser utilizados em alguns casos.

Considerações finais

A broncopneumonia pode atingir gatos, embora seja mais comum em cães. Cães sem raça definida, cães esportivos e cães com mais de 11 quilos possuem maior probabilidade de desenvolver a doença. Se o cão apresenta sintomas de pneumonia, consulte o veterinário para o diagnóstico e melhor tratamento. Isso garantirá um resultado positivo na cura.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...