Como as buchas de balança afetam a rolagem

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como as buchas de balança afetam a rolagem
Caso as buchas estejam rachadas ou quebradas, a estabilidade do veículo será comprometida (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

O propósito da bucha da balança

A bucha da balança consiste de um cilindro externo de metal, uma bucha durável de borracha e um cilindro interno de metal. Ela fica presa nas pontas da balança, em suas conexões com a estrutura do veículo. Sem ela, as pontas metálicas da balança estariam ligadas diretamente ao veículo, causando contato de metal com metal e muitos barulhos conforme a suspensão trabalha sobre as irregularidades da via. A bucha age como um amortegedor com dobradiça, para amaciar a suspensão e oferecer uma rolagem mais gerenciável e silenciosa. A maioria dos veículos de tração dianteira que usam amortecedores possuem apenas uma balança inferior, mas muitos caminhões e utilitários usam balanças superiores e inferiores.

Desgaste das buchas

As buchas das balanças superiores são mais fáceis de se verificar do que as inferiores. Geralmente, basta olhar através da caixa de roda das rodas dianteiras para vê-las. Em alguns casos, elas também podem ser vistas através do compartimento do motor, olhando na direção da roda, pelos dois lados do motor.

Como a borracha quebra e apodrece ao longo do tempo, é este sintoma que você deve verificar. Se estiver começando a apodrecer e rachar nas bordas externas, ainda não precisa necessariamente ser substituída. As pontas da balança devem estar perfeitamente centralizadas na bucha, de modo que ela tampe todo o seu diâmetro. Uma bucha comprometida começa a falhar no lado que sofre mais estresse vindo da suspensão.

As buchas das balanças inferiores costumam ficar encapsuladas entre a ponta da balança e a lateral do veículo, dificultando sua visão. Você pode usar uma alavanca metálica para forçar a balança para um lado ou para o outro. Caso a bucha esteja boa, a balança voltará para a posição original ao remover a alavanca. Caso esteja comprometida, a balança não voltará.

Deterioração da bucha da balança

Quando as buchas se deterioram, afetam o alinhamento e a estabilidade do veículo. O alinhamento varia em poucos graus, e qualquer problema pode colocar o pneu em um ângulo indevido. Todos os componentes da suspensão trabalham em conjunto para que o pneu fique tão reto na rua quanto for possível. Uma bucha desgastada afeta a cambagem do pneu, que é seu ângulo vertical. Neste caso, o pneu não ficará plano sobre a rua, e sua leve angulação gastará a borda do pneu que estiver entrando primeiro em contato com a estrada, causando não apenas desgaste prematuro, mas também afetando a estabilidade. O veículo pode puxar leve ou agressivamente, dependendo da severidade do desgaste, para um dos lados.

As buchas gastas também permitem contato de metal com metal ao passar por irregularidades, além do comprometimento da suspensão afetar a estabilidade do veículo em situações de estresse.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível