×
Loading ...

Como fazer buracos na madeira em ângulos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Buracos em ângulos são frequentemente feitos ao construir cadeiras ou outros móveis. Eles tipicamente formam buracos para cavilhas ou furos pilotos para parafusos. O problema ao fazer esses furos angulares é a tendência da furadeira a balançar ou deslizar ao ser introduzida na madeira com um ângulo. A solução é usar uma furadeira de coluna com um padrão, um modelo de furos grampeado à mesa da furadeira para segurar a madeira para que ela não se mova após ter estabelecido o ângulo.

Instruções

Use uma furadeira de coluna para ângulos precisos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Configure o indicador de mitre na serra de mesa e corte um pedaço de compensado em um ângulo de 15 graus.

    Loading...
  2. Coloque o pedaço angular em sua borda, na tira de compensado. Cole-os e aplique pregos com o pregador pelo fundo, para que ela fique em pé como uma barbatana de tubarão. Você criou um padrão que segurará a madeira firmemente durante a execução dos furos.

  3. Coloque a tira com a barbatana do tubarão na mesa da furadeira de coluna.

  4. Coloque a tábua que deseja furar contra a barbatana angular. Vire para longe da barbatana o lado que deseja furar. Deslize a tira e a tábua para baixo da furadeira e posicione-a embaixo da broca, onde deseja fazer o buraco angular. Grampeie a tira à mesa com um grampo manual.

  5. Segure a tábua com uma mão para deixá-la firme contra a barbatana de tubarão. Use sua outra mão para ligar a furadeira de coluna. Puxe o cabo da furadeira lentamente, mas constantemente, para fazer um buraco angular na tábua. Pode-se deslizar a tábua em outra posição com o padrão, para fazer o mesmo furo angular várias vezes.

Loading...

O que você precisa

  • Serra de mesa com indicador de mitre
  • Compensado, de 1,9 por 10 por 10 cm
  • Tira de compensado, de 1,9 por 10 por 90 cm
  • Cola
  • Pregador automático, com pregos de 3 cm
  • Furadeira de coluna com broca
  • Grampo manual
Loading ...
Loading ...