Como usar uma bússola militar

Escrito por chris obudho | Traduzido por arthur mello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar uma bússola militar
Como usar uma bússola militar (compass image by asmik from Fotolia.com)

A bússola militar de lente é a ferramenta tradicional de navegação para viagens feitas por membros das forças militares quando operam em terra. A bússola é feita de uma base com uma régua no lado esquerdo, para ser usada ao medir distâncias em um mapa. A tampa (com uma abertura vertical visível ao ser aberta) tem um fino fio de metal passando verticalmente que é usado para mirar em objetos distantes ao andar. A seção da bússola é composta de um mostrador flutuante com graus de Norte (360), descendo no sentido horário para Leste (90), Sul (180) e Oeste (270), gravados ao redor da circunferência do mostrador. A tampa transparente em cima do mostrador tem uma linha luminosa que pode ser alinhada com o grau ou direção ao qual você pretende ir. Esta direção é chamada de azimute.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bússola militar
  • Transferidor
  • Mapa (com linhas de guia)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Entenda os termos. Um azimute é um termo matemático denotando a direção na qual você está viajando. A direção oposta é chamada de azimute repetido. Para encontrar seu azimute, você precisa de um mapa com linhas de guia (preferencialmente em escala de 1:50.000), transferidor (ferramenta plana, transparente, com graduação marcada na borda para auxiliar o desenho de um percurso no mapa) e sua bússola.

  2. 2

    Coloque o mapa na horizontal, em uma mesa ou no chão e encontre a legenda que indica onde fica o Norte no mapa. Esta seta não está apontando para o Norte real, está apenas mostrando onde está o Norte em relação ao mapa. Com sua bússola, você poderá encontrar o verdadeiro Norte. Agora, encontre onde você está no mapa. Você pode usar características geográficas dos arredores (montanhas, florestas ou rios) para determinar onde você está, com relação ao mapa. Desenhe uma linha a partir de onde você está e até onde deseja ir.

  3. 3

    Coloque o transferidor no mapa de forma que seu topo aponte para o Norte no mapa. Posicione o centro do transferidor onde a linha desenhada cruza uma linha vertical no mapa. No lugar onde a linha desenhada encontra a borda do transferidor há um número de graus. Este é o seu azimute. Digamos que sua linha cruze o ponto dos 270 graus no transferidor. Se você puser sua bússola no mapa (alinhada com o Norte de mapa) e olhar para onde a agulha aponta rumo ao Norte, você saberá em que direção fica o Norte. Agora você precisa orientar (virar) o mapa para a direção do verdadeiro Norte. Agora tanto sua bússola quanto seu mapa estão orientados para o Norte. Pegue a medida de 270 graus do transferidor e gire a bússola para que a linha luminosa fique em cima da marca de 270 graus no mostrador flutuante. Agora, vire o mostrador para que a linha na tampa transparente fique sobre a seta que aponta para o Norte no mostrador flutuante. Mantenha-o ajustado nesta posição, para que você sempre saiba a direção ao Norte no caso de se perder. Sua direção (270) é definida pelo mostrador vermelho luminoso. Esta é a linha que você quer que esteja sempre sobre o 270 para que você continue a se mover na direção certa. Uma ajuda para manter-se na direção certa é, a cada 30 metros, parar e usar a tira de metal para visualização, para ter como guia um objeto fixo (como uma árvore, colina ou formação rochosa). Isso irá garantir a você que está caminhando na direção correta. Uma vez que você esteja no objeto fixado, olhe novamente para a bússola para garantir que você ainda está na direção correta, encontre outro objeto e repita o processo.

  4. 4

    Saiba como voltar. Quando você chegar ao seu destino e quiser voltar para onde você começou, simplesmente use um azimute repetido, acrescente 180 graus a seu azimute anterior (se ele tiver menos de 180 graus) ou subtraia 180 graus se ele tinha mais de 180 graus. Siga este novo azimute de volta para sua localização anterior.

  5. 5

    Tome cuidado ao lidar com a bússola militar. Evite usá-la perto de grandes objetos metálicos e qualquer coisa que seja magnética. Isso causará uma indicação de um falso Norte e pode fazer com que você se perca. Mantenha a bússola militar em uma capa protetora para que não se suje ou para que o revestimento sobre o mostrador flutuante não quebre.

Dicas & Advertências

  • Usar uma bússola militar de forma incorreta pode ser perigoso se você não entender os procedimentos corretos para calcular um azimute e um azimute repetido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível