Mais
×

Como fazer uma cabeça de cavalo de papel machê

É possível fazer figuras de papel machê cobrindo tiras de papel com pasta, esculpindo-as sobre uma armação ou molde e deixando secar até se tornar um acabamento duro. Você pode esculpir uma cabeça de cavalo realista usando essa técnica para usar como obra de arte ou para transformar em uma máscara para uma fantasia teatral ou de Dia das Bruxas. O papel machê é uma maneira barata de fazer experimentos com esculturas.

Instruções

Faça uma cabeça de cavalo com papel machê (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Construa uma armação de cabeça de cavalo como a base para o papel machê. Enchumace jornal e molde-o no formato de uma cabeça e focinho de um cavalo, usando fita adesiva para prender tudo. Recorte orelhas de papelão e cole-as na armação.

  2. Cubra a armação com fita adesiva para obter uma superfície lisa. Amplie as orelhas com camadas de fita adesiva. Molde os jornais conforme os enche de fita, formando as bochechas, as órbitas oculares e outros detalhes da cabeça do cavalo.

  3. Misture 1 xícara de farinha de trigo em 5 xícaras de água e ferva em uma panela grande. Ferva por três minutos e depois deixe esfriar. Isso forma uma pasta de papel machê que adere facilmente e seca com um acabamento liso.

  4. Rasgue o jornal em tiras de 1 cm de largura e 5 cm de comprimento. Mergulhe cada tira na pasta e aplique-a à armação. Sobreponha as tiras e alise-as com os dedos conforme as aplica. Coloque uma segunda camada de tiras secas sobre a primeira molhada. Isso absorverá o excesso de pasta. Ponha a cabeça de cavalo em cima de um papel encerado para secar durante a noite. Guarde a pasta em um recipiente hermético.

  5. Rasgue um papel kraft marrom em tiras de 1 cm de largura e 5 cm de comprimento. Mergulhe-as na pasta e disponha em camadas sobre o jornal. Assim como fez com o jornal, aplique a primeira camada muito molhada e cubra com uma camada seca para absorver o excesso de pasta. Alise a cabeça do cavalo com os dedos para remover todas as bolhas ou inchaços. Deixe secar no papel encerado durante a noite.

  6. Puxe a armação da parte inferior da escultura de cabeça de cavalo. Use um estilete para ajudar a retirar o jornal e a fita em pedaços. Apare o pescoço do cavalo, se necessário, para ficar em linha reta. Pinte a cabeça como desejar e deixe secar. Finalize com uma camada de goma-laca.

O que você precisa

  • Jornal
  • Fita adesiva
  • Farinha de trigo
  • Papel kraft
  • Estilete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article