Cabeça pesada e ansiedade

Escrito por berit brogaard | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cabeça pesada e ansiedade
A ansiedade é a causa mais comum dos sintomas recorrentes de cabeça pesada (headache image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

A "cabeça pesada" é um tipo de dor de cabeça tensional. Muitas pessoas a descrevem como a sensação de ter uma faixa apertada em volta do crânio. Casos moderados ou isolados de cabeça pesada são relativamente simples de resolver com remédios vendidos sem receita e hábitos saudáveis de trabalho. No entanto, casos graves ou contínuos são motivo de preocupação, principalmente quando são associados a sintomas de ansiedade.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A ansiedade é a causa mais comum da recorrência da sensação de cabeça pesada, mas olhar para um monitor de computador o dia todo, um resfriado, uma condição envolvendo os seios nasais e o hábito de beber em excesso podem causar sintomas semelhantes. Outras causas frequentes incluem ataques de pânico, depressão e enxaqueca. Em casos raros, uma anormalidade do cérebro pode causar uma sensação de aperto e peso na cabeça. Vários fatores podem contribuir à ansiedade contínua, incluindo estresse, pressão no trabalho, perda de emprego, mudança de escolas, morte de um membro da família, trauma, abuso, um término de relacionamento difícil, divórcio e abstinência de substâncias viciantes.

Sintomas

A cabeça pesada é caracterizada por uma tensão ou aperto na cabeça. Outros sintomas, se houver algum, podem ser usados para diagnosticar uma condição subjacente. Os sintomas da ansiedade, uma causa comum do problema, incluem suor, náusea, diarreia, tensão muscular, tontura, insônia, irritabilidade, inquietação, dor no peito, palpitação cardíaca, tremura, sentir-se assustado facilmente e preocupação contínua.

Complicações

Quando a ansiedade não é tratada, não só causa cabeça pesada, mas também pode piorar e interferir em sua vida cotidiana, incluindo escola, trabalho, atividades sociais e relacionamentos. Nos piores casos, a ansiedade não tratada pode levar à disfunção erétil em homens, pressão alta e elevação dos níveis de lipídios (gorduras) no sangue, infartos, derrames e doenças autoimunes.

Tratamento

A melhor maneira de curar a cabeça pesada é tratar a condição subjacente. Seu médico pode encaminhá-lo a um neurologista, que pode examiná-lo para identificar anormalidades cerebrais e enxaqueca. Se nenhuma doença física for encontrada, um psiquiatra ou psicólogo especializado em transtornos de ansiedade pode determinar se você sofre de algo do tipo. Esses transtornos podem ser tratados de forma eficaz com medicamentos e terapia.

Prevenção

Procurar a ajuda de um profissional de saúde nos primeiros estágios da ansiedade ou após grandes eventos que causam mudanças na sua vida pode ajudar a prevenir complicações. O atraso no tratamento dos efeitos de experiências traumáticas, estresse ou exaustão leva ao desenvolvimento da cabeça pesada e transtornos de ansiedade. Entender os fatores de risco e causas da ansiedade pode ajudá-lo a evitar esses problemas no futuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível