Mais
×

Como fazer uma cabeceira lateral para a cama

As cabeceiras de cama são fáceis de fazer porque não precisam de muito conhecimento em costura. Basta adquirir uma moldura para a cabeceira da cama, cobri-la com manta acrílica e tecido e grampear na cabeceira de madeira. Como você está fazendo a sua própria cabeceira, pode usar o tecido que preferir. Combine com as cortinas ou papel de parede, ou escolha algo completamente diferente. As cabeceiras são baratas e versáteis, e o tecido pode ser retirado quantas vezes você quiser. A cabeceira lateral é adequada para um visual clássico no quarto principal, mas você também pode criar uma cabeceira que combine com as poltronas do quarto.

Instruções

Cabeceira (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Corte a madeira de acordo com o formato que você desejar. A cabeceira lateral terá três peças, uma para trás e outros dois lados. A parte de trás deve ser um retângulo ou o mais próximo de um retângulo. Se você preferir, ela pode ter uma curva na parte superior. A largura deve ser tão extensa quanto a cama, pois você colocará a cabeceira atrás dela. Os dois lados devem ter exatamente as mesmas medidas.

  2. Corte a espuma para igualar com as partes de madeira.

  3. Lixe a madeira com a lixadeira elétrica ou com a folha de lixa.

  4. Corte o tecido e a manta acrílica para cobrir a frente do retângulo da cabeceira com aproximadamente 10 cm a mais em cada lado. Corte o suficiente de tecido e manta acrílica para cobrir as peças laterais inteiras e todos os outros lados.

  5. Coloque o lado direito do tecido virado para baixo. Coloque a manta acrílica em cima junto com a peça de espuma.

  6. Coloque o pedaço de madeira na parte superior do tecido, a manta acrílica e a espuma, com o lado direito virado para baixo.

  7. Puxe os lados do tecido sobre a borda da madeira. Puxe aos poucos. Puxe o tecido firmemente. Grampeie o tecido e a manta na madeira.

  8. Coloque os pedaços de tecido no chão. Coloque a manta acrílica em camadas, depois a espuma e a madeira na parte superior. Coloque a madeira para cobrir o lado que ficará virado para a cama.

  9. Puxe o tecido firmemente. Grampeie os pedaços que ficarão na parte de trás da cabeceira. Deixe-os soltos para cobrir a parte externa da peça. Corte o excesso de tecido para que ele não fique rugoso.

  10. Coloque a peça virada para cima contra a parte de trás da cabeceira da cama. A parte externa da peça lateral não deve ficar recoberta.

  11. Aperte em direção à parte traseira da peça. Aparafuse ambos os pedaços da madeira.

  12. Puxe o tecido em volta da parte exterior da peça. Grampeie na parte de trás da cabeceira.

  13. Repita no lado oposto. Puxe o tecido em volta da parte exterior da peça lateral. Grampeie na parte de trás da cabeceira.

  14. Levante a cabeceira contra a parede. Coloque a cama em frente à cabeceira.

O que você precisa

  • Madeira compensada
  • Serra de vaivém
  • Lixadeira elétrica ou folha de lixa
  • Manta acrílica
  • Tecido
  • Espuma, com pelo menos 2,5 cm de espessura
  • Grampeador
  • Broca
  • Parafusos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article