Mais
×

Cabeleireiros ensinam os truques para fazer um visual solto de praia

Leve o clima do verão para seus cabelos
Getty Images

Introdução

Os cabeleireiros adoram falar em cabelos com "cara de quem saiu da praia". São aqueles que, quando expostos ao vento, sol e à água do mar, ganham um aspecto mais seco, opaco e desalinhado. O vento deixa-os com jeito mais selvagem, com volume e formas bem naturais. Os fios ficam com textura encorpada. De olho nesse resultado, muitas marcas lançaram produtos com efeito "sea", como sprays e ceras. E quando esse tipo de visual foi parar nas passarelas, tornou-se uma alternativa despojada e natural de desconstrução dos penteados. E é perfeito para várias ocasiões.

Despojado e também muito chique
Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Visual "amassado"

Se você gosta de ter seus fios completamente alinhados, perfeitos, esqueça o "efeito praia". O resultado é justamente o contrário: cabelos "amassados", fios fora das mechas, pontas desconectadas, enfim... com jeito de que não foi escovado. O resultado é jovem e despojado e fica ótimo em longos e médios. Os cabeleireiros costumam chamar esse efeito de "podrinho" e passou a ser usado por várias celebridades. Jennifer Aniston já foi assim para um evento chique, com um vestidinho preto, e Grazi Massafera aparece na novela praiana "Flor do Caribe" dessa forma.

Mechas presas com mousse
Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images

Aprenda a fazer

Cada profissional tem seu truque. Lincoln Tramontini, do Lincoln Tramontini Atelier de Beleza, em Londrina (PA), ensina uma forma de se fazer. "Lave bem com um xampu que não seja muito hidratante, para deixar os cabelos mais soltos. Retire o excesso de água com o secador, aplique um mousse do meio para as pontas e termine de secar os cabelos". A seguir o hairstylist recomenda dividir em mechas, começando do alto da cabeça, torcendo-as e prendendo-as. Solte quando for sair, jogue o cabelo para frente e depois para trás e aplique spray seco.

Quanto mais "podrinho", melhor
Lisa Maree Williams/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jato quente

Outra dica que Lincoln Tramontini ensina é usar um jato quente por cerca de 3 minutos quando as mechas estiverem presas para dar um aspecto mais seco e fixar a forma desalinhada. Gaste tempo com a franja, porque ela dá o acabamento perfeito. As pontas devem estar sempre bem aparadas, para que o penteado tenha um visual bem estilizado. Mas lembre-se: a ideia é não deixar o penteado com cara de "arrumadinho", portanto na hora de ajeitar, não assente demais os fios.

Cabelos com aspecto selvagem
Ian Gavan/Getty Images Entertainment/Getty Images

Ferramentas especiais

Manno Escobar, do Manno Escobar Cabeleireiros, em Passo Fundo (RS), é outro cabeleireiro a apontar a importância do corte estar em dia para ajudar no resultado. "Um bom corte longo ressalta as mechas". Ele ensina também a usar ferramentas como o difusor, acessório essencial para dar um toque de desalinhado. Trata-se de uma peça redonda que se encaixa na ponta do secador. Aplique o mousse ou creme de pentear e seque com o difusor para obter o efeito "bagunçado". Depois, é só finalizar com óleo, mousse ou spray.

Produtos específicos para ajudar
Carlos Alvarez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Spray de mar ou de surf

A ideia de ter cabelos com jeito de pós-praia agradou tanto que as marcas começaram a apostar em produtos próprios para esse "styling". Os chamados "sea spray ou surf spray", com componentes que texturizam e deixam o aspecto desarrumado e seco, típico do pós-praia. A vantagem desses produtos é que não ressecam os fios. O cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair Design, em São Paulo (SP), ensina como utilizar o recurso. "Após lavar os cabelos, aplique em seguida esse spray, 'amasse' com uma toalha e termine a secagem".

"Amasse" as madeixas
Sean Garnsworthy/Getty Images Sport/Getty Images

Use em qualquer época

O visual praiano não é indicado apenas para o verão. É claro que nessa estação, os cabelos já estão naturalmente "queimados" de sol e esse resultado fica ainda mais bonito e natural. O cabeleireiro Glecciano Luz, do Espaço Glecciano Luz, no Rio de Janeiro (RJ), explica seus truques: "Faço um babyliss a partir da altura do nariz ou torço as mechas no sentido contrário ao rosto. Também pode ser feita uma escova modelada". Depois é só aplicar um "sea spray" borrifando por todo o cabelo e em seguida "amassar" com as mãos.

Visuais mais selvagens
Imeh Akpanudosen/Getty Images Entertainment/Getty Images

Crie volume

O spray de efeito praia pode ainda dar mais volume em cabelos finos e mais ralos. Nesse caso deve-se aplicar nos fios úmidos, da raiz às pontas. O produto controla o frizz, encorpa os fios e combate a umidade. Vale usar tanto em penteados soltos, como em tranças e coques desalinhados. Um truque rápido indicado pelo cabeleireiro Marcos Matarazzo, do Emporium da Beleza, em Belo Horizonte (MG), para criar visuais mais selvagens é preparar gelatina incolor numa proporção mais líquida, borrifar sobre os fios e "amassar". "Proporciona uma separação fabulosa e define as mechas", explica o hairstylist.

"Arrase"com seu visual praia
Gaye Gerard/Getty Images Entertainment/Getty Images

Uso adequado

Para que o produto ajude no efeito desejado é importante utilizá-lo da maneira correta. O spray de mar pode ser aplicado tanto em cabelos úmidos quanto secos, dependendo do resultado desejado e da textura dos fios. Nos cabelos ondulados, vale umedecer, "amassar" e deixe secar naturalmente. Nos lisos, evite usar condicionador para deixar os fios mais soltos e manter o "amassado" por mais tempo. Um truque é borrifar o spray quando os fios ainda estão úmidos e depois fazer tranças no cabelo para desalinhar e criar volume, secando com o secador.