Um cabo de extensão reduz a tensão do aparelho?

Escrito por michael logan | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Um cabo de extensão reduz a tensão do aparelho?
Extensões longas podem causar quedas significativas na tensão de aparelhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Qualquer coisa que resista ao fluxo de eletricidade provoca a queda de tensão. Já o quanto se perde da tensão e se a queda de tensão é uma preocupação, é uma questão diferente. Mesmo um fio muito curto irá causar uma tensão insignificante. Se uma extensão provoca uma queda notável ou significativa de voltagem, isso dependerá do comprimento e calibre do fio e do aparelho ligado a ele.

Outras pessoas estão lendo

Queda de tensão

Qualquer resistência ao fluxo de corrente provoca uma queda de tensão e todos os fios têm resistência. Em distâncias curtas, a queda de tensão é insignificante e imperceptível. No entanto, à medida em que se aumenta a distância, a queda de tensão também aumenta. A queda de tensão pode ser aliviada até certo ponto com a utilização de fios de calibre mais pesado, mas que não resolvem todos os problemas.

Quanta tensão irá cair ao longo do comprimento da extensão é uma consideração importante para um funcionamento seguro e eficiente do aparelho. Por exemplo, a 15 metros de um fio de 2 mm, será causada uma queda de tensão de cerca de 3 por cento se a voltagem fornecida for de 120 volts e se o fio transporta não mais do que 12 ampères. Conforme a carga aumenta, o mesmo acontece com a queda de tensão.

Preocupações

Nos Estados Unidos, empresas de energia elétrica fornecem corrente para as casas através de dois fios de 120 volts em cada fio. Esta tensão pode variar de um mínimo de 110 volts até 125 volts. A principal preocupação começa quando a tensão cai muito abaixo de 110 volts, já que, com a diminuição da tensão, mais corrente flui para fazer a diferença, fazendo com que os fios se superaqueçam e os aparelhos trabalhem em temperaturas mais altas.

Se você estiver começando com 120 volts e a tensão cair 3 por cento, não importa para um aparelho ou uma lâmpada se a tensão for, agora, 116 volts.

No entanto, se a tensão inicial na tomada é de 110 volts e você ligar uma extensão de 2 mm de espessura de 30 metros, a tensão cairá 6 por cento, finalizando em 103 volts. Os motores funcionarão em temperaturas mais altas e as luzes se diminuirão visivelmente.

Usando cabos de extensão

Extensões são seguras e não vão causar problemáticas quedas de tensão, se usadas corretamente. Extensões leves devem ser usadas para pequenas cargas, como lâmpadas ou um rádio. Não use uma extensão que é mais longa do que o necessário.

Aparelhos grandes precisam de fios de espessura maior. Extensões de aparelhos são feitas apenas para esta finalidade. Uma extensão de 2 metros não irá causar uma queda de tensão problemática se ela atender aos requisitos do dispositivo. Por exemplo, se um ar-condicionado de janela usa 15 ampères, uma extensão de 20 ampères seria suficiente. A tensão irá cair um pouco, mas não visivelmente ou de forma significativa.

Aparelhos e cabos de extensão

A melhor prática é não usar uma extensão se você não precisa. Uma vez que isso nem sempre é prático, siga estas diretrizes para o uso de cabos de extensão com aparelhos para a segurança e minimizar a queda de tensão.

Use uma extensão de acordo com a quantidade de corrente que o aparelho usa.

Utilize a menor extensão possível.

Mantenha os cabos de extensão com segurança e nunca coloque-os de baixo do tapete ou onde eles possam ser danificados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível