Cabo de rede Cat 3 versus Cat 5

Escrito por gary macfadden | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cabo de rede Cat 3 versus Cat 5
Embora pareçam iguais, os cabos Cat 3 e Cat 5 têm capacidades de velocidade de transmissão muito diferentes. (yellow network cable image by Adkok from Fotolia.com)

Os cabos da Categoria 3 (Cat 3) e Categoria 5 (Cat 5) são duas das categorias mais instaladas de cabos de transmissão de dados normatizados pela Aliança de Indústrias Eletrônicas (EIA) e a Associação da Indústria das Telecomunicações (TIA). Embora tenham aparência e estrutura similares, os cabos Cat 3 e Cat 5 são muito diferentes em velocidades de transmissão de dados.

Outras pessoas estão lendo

Cabos Cat 3 e Cat 5

O cabo Cat 3 começou a ser usado no início da década de 90 e era um padrão popular para o uso nas primeiras redes de área local, ou LANs. O cabo Cat 5 substituiu o padrão Cat 3 para o uso em Ethernet em meados da década de 90 em função de sua maior velocidade de transmissão de dados. Contudo, o cabo Cat 3, que é um dos mais antigos padrões de cabos usados para transmissão de dados, sobreviveu a seu irmão mais jovem devido a seu menor custo e à introdução de um método de transmissão capaz de usar todos os seus quatro pares de seus fios.

Características físicas

Os cabos Cat 3 e Cat 5 são compostos de quatro pares trançados de fios de cobre de bitola 24. As duas normas de cabos não são blindadas e têm uma bainha externa estampada com a certificação Cat 3 ou Cat 5. O ruído eletrônico que poderia ser experimentado ao longo de um segmento de cabo que carrega dados a taxas tão elevadas é reduzido pela torção muito precisa dos pares de fios. Por exemplo, em um cabo Cat 5, os quatro pares trançados de fios têm seis torções a cada cinco centímetros.

Taxas de transferência de dados

O cabo Cat 3 pode transportar velocidades de dados de até 10 megabits por segundo (mbps), enquanto o cabo Cat 5 suporta velocidades de 100 mbps ou mais. O cabo Cat 5 também pode ser usado para longos trechos, de até 100 metros, entre computadores ou switches. Embora possa lembrar seu primo mais rápido, o cabo Cat 3 deve ser usado somente para transmissões de dados de menor velocidade, pois pode causar erros se for usado em instalações que exijam velocidades maiores.

Usos

O cabo Cat 3 ainda é usado em sistemas telefônicos PBX e em instalações do Procolo de Voz sobre Internet (VoIP), junto com as instalações mais lentas de Ethernet 10Base-T. Mesmo sendo mais novo que o Cat 3, o Cat 5 não é mais o padrão do mercado, tendo sido substituído pela especificação Cat 5e, compatível com Ethernet de 1000 megabits, ou 1 gigabit e trechos longos de cabos de até 350 metros.

Renascimento do Cat 3

O Cat 3 voltou a ser amplamente usado quando a norma 100BaseT-4 foi definida. A norma mais lenta Ethernet 10Base-T, que passa pelo cabo Cat 3, usa somente dois dos quatro pares trançados disponíveis. A 100BaseT-4, que alcança velocidades de até 100 mbps, usa todos os quatro pares dentro de um cabo Cat 3, permitindo que as empresas que já cabeamento Cat 3 não precisassem trocar tudo para atualizar para maiores velocidades. O Cat 3 ainda é popular porque é muito mais barato que o Cat 5 e outros padrões classificados para velocidades mais elevadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível