O que é cabo RJ-45?

Escrito por laurel storm Google | Traduzido por weber figueiredo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é cabo RJ-45?
As extremidades dos cabos de rede revelam um conector RJ-45 (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O cabo RJ-45 também é conhecido como cabo Ethernet ou de rede. Ele é frequentemente utilizado em redes de computadores. Se você tem uma rede sem fio em casa, está usando um cabo Ethernet para conectar o modem ao roteador. Em uma rede com fio, todos os dispositivos estão conectados a um backbone Ethernet através de cabos RJ-45.

Outras pessoas estão lendo

Características

Os cabos de rede são compostos por um cabo externo revestido muitas vezes nas cores cinza ou branco, circundando quatro pares trançados de fios de cobre isolados individualmente. Um conector RJ-45 é ligado ao cabo em cada uma das extremidades, com os contatos banhados a ouro empurrando os fios expostos. Alguns cabos especialmente produzidos podem também ter proteção, uma espécie de borracha macia concebida para proteger o grampo de plástico na parte de trás do conector, impedindo que ele se prenda em alguma coisa e se quebre.

Tipos

Existem dois tipos diferentes de cabo de rede: comum e crossover. Um cabo de rede comum é usado para conectar computadores a equipamentos de rede, tais como modems, switches e roteadores, enquanto um cabo cross permite a transferência direta de dados entre dois computadores. A diferença entre os dois tipos de cabo encontra-se na ordem em que os fios são plugados nos conectores RJ-45: no comum, a ordem é feita em linha reta através do cabo; a disposição dos fios é idêntica em ambas as extremidades. Em um cabo crossover, quatro dos fios trocam de posições.

Categorias

Diferentes categorias de cabo suportam diferentes velocidades de transmissão. Normalmente, você encontra a categoria do cabo impressa no isolamento. As mais atuais suportam velocidades de transmissão mais elevadas. Por exemplo, a Categoria 5 enhanced (Cat 5e), uma versão melhorada do padrão Categoria 5, fornece suporte para 10, 100 e 1000 megabits por segundo (Mbps) em distâncias de até 100 metros, enquanto que a mais recente, Categoria 6, acrescenta suporte para redes de 10 gigabits por segundo (Gb/s) para cabos medindo 10 metros ou menos. O aperfeiçoamento dela, a Categoria 6 aumentada (Cat 6a), oferece o mesmo suporte para cabos de até 100 metros de comprimento. Cabos mais novos são retrocompatíveis e podem ser utilizados com sucesso em sistemas antigos.

Fazendo o seu próprio cabo

Se você costuma usar cabos de rede, considere a possibilidade de aprender a fazer o seu próprio em vez de depender dos cabos pré-fabricados disponíveis comercialmente. Embora seja requerido um pequeno investimento inicial para comprar as ferramentas e materiais necessários, entre os quais um cortador e descascador de fios e ferramenta de compressão, você irá economizar dinheiro no longo prazo.

Cuidados

Sempre garanta que qualquer cabo de rede que você use tenha o comprimento adequado. Cada cabo deve ser longo o suficiente para cobrir a distância entre os equipamentos de informática que você pretende conectar. Cabos de comprimento inadequado, além de aparentarem bagunça, podem provocar tropeços e pôr em perigo a si próprio e aos outros. Um cabo muito curto não ficará solto no chão, enquanto um cabo muito grande pode enredar ou enrolar-se. Quando possível, fixe os cabos de rede perto de paredes e prenda-os firmemente à superfície mais próxima usando fita adesiva ou fixador de cabos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível