on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar um cabo RS232 com um laptop

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Antes das portas USB se tornarem o padrão para conexão de um hardware externo a um computador, o meio de transferência utilizado eram as conexões através de cabos seriais, conhecidas como RS232. Há dois tipos diferentes. A mais comum é a DB9, que possui nove pinos pequenos que são conectados no cabo flat. Ela é similar à conexão VGA usada pelos monitores. As maiores, DB25, possuem 25 pinos diferentes dentro do cabo. Se você deseja conectar este dispositivo em seu notebook, será preciso instalar um conversor de cabo dentro de uma porta USB disponível.

Instruções

Você pode converter uma conexão USB para um cabo serial RS232 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Verifique se o cabo em questão é um DB9 ou DB25. O conector do cabo terá nove ou 25 pinos, não sendo difícil saber qual é qual.

    Loading...
  2. Insira o adaptador USB para RS232 numa das portas USB do notebook. Estes adaptadores são encontrados em lojas de computadores e eletrônicos.

  3. Conecte a porta serial dentro do RS232 no hardware externo. Aperte os parafusos ao lado do cabo para firmar o equipamento.

  4. Coloque o CD com o driver de instalação no leitor de CD/DVD do laptop. Depois que carregar o assistente de instalação, siga as instruções para finalizar. Após a instalação do driver, o computador estará pronto para detectar o cabo serial.

Loading...

O que você precisa

  • Adaptador USB para RS232
  • Cd com o driver de instalação

Referências

Loading ...
Loading ...