Mais
×

Qual tipo de cabo deve ser utilizado para uma tomada?

Atualizado em 17 abril, 2017

A determinação de qual fiação deve ser utilizada para uma tomada específica não se resume em apenas escolher a bitola do cabo. Muito depende da localização e do tipo da tomada, além da carga prevista e de normas elétricas locais. A compreensão dessas variáveis elimina o achismo na hora de selecionar uma fiação adequada para uma instalação e uso seguro da tomada.

O tipo de cabo utilizado para tomadas elétricas depende de diversos fatores (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O básico sobre bitola de fios

Cabos elétricos domésticos são disponibilizados em uma variedade de bitolas que têm como base a capacidade de carga. Em fiação residencial, os cabos mais comuns são os com bitola (ou seção nominal) de 1,5 mm², 2,5 mm² e 4mm², sendo cada uma destinada a uma amperagem de circuito diferente. Como exemplo, um cabo com bitola de 1,5 mm² é projetado para disjuntores de 15 A, já o de 2,5 mm² é destinado para disjuntores de 21 A e os de 4 mm² para os de 30 A ou mais. Eletrodomésticos como fogões e secadores normalmente utilizam um cabo maior com seção de 10 mm² ligado a um disjuntor bipolar para tomadas apropriadas.

Dentro da isolação do fio

Um segundo número que é exibido na embalagem e está inscrito na isolação do cabo indica a quantidade de fios internos. Cabos inscritos com "2x4mm²", por exemplo, são cabos de bitola 4 mm² que contém um fio isolado branco e outro preto. Por outro lado, "3x4 mm²" contém fios isolados branco, preto e vermelho. Cada tipo de cabo possui versões pra uso interno e externo, com revestimentos diferenciados de acordo com o uso pretendido.

Tomadas de 127V

Tomadas residências comuns de 127 V geralmente se enquadram em uma das três categorias: tomadas de dois pinos não aterrada, tomadas aterradas e as com proteção por disjuntor diferencial. A de dois pinos é obsoleta, porém ainda encontrada em casas velhas. As tomadas aterradas são o padrão mínimo utilizado atualmente e possuem um terceiro orifício para o aterramento de eletrodomésticos.Segundo a norma NBR-14136, elas geralmente são classificadas para 10A ou 20A e têm orifícios de tamanhos diferentes. As tomadas com proteção por disjuntor diferencial são utilizadas em locais próximos a fontes de água, como banheiros, cozinhas e porões, sendo que utilizam um cabo padrão com bitola 4 mm², 2,5 mm² ou 1,5 mm².

Tomadas de 220 V

Fogões, aquecedores de água e secadores de roupas precisam de mais eletricidade que os eletrodomésticos comuns. A maioria utiliza duas fases, o que significa que precisam de uma linha de 220 V para funcionarem. Por isso, esses aparelhos necessitam de tomadas e fiação especificadas para 220 V. Essas tomadas especiais geralmente requerem um cabo de bitola muito maior (como 4 mm² ou 10 mm²) se comparado com uma tomada que é utilizada por uma torradeira ou lâmpada.

Determinando a fiação necessária

Para escolher o cabo correto, três informações são necessárias: normas elétricas aplicáveis, tipo da tomada e carga. As normas elétricas determinam padrões mínimos requeridos por todos tipos de tomadas, além de servirem como um guia para escolher o cabo e tomada correta para uma localização em particular. Após a tomada ser escolhida, o cabo a ser utilizado poderá ser pré-determinado, como no caso de um circuito de 220 V. Caso contrário, a carga prevista no circuito da tomada, bem como seu tipo, determinará a bitola necessária.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article