Cabos CAT5e e conectores RJ45

Escrito por stephen byron cooper Google | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cabos CAT5e e conectores RJ45
A combinação CAT5e e RJ45 é mais utilizada de cabos e conectores para redes Ethernet (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

CAT5e e RJ45 são duas classificações de hardware para redes. Ambos são componentes bem conhecidos de redes Ethernet. A classificação CAT5e de cabo de par trançado não protegido (UTP) é o tipo de cabo mais usado em redes Ethernet. O conector regular desses cabos é chamado RJ45.

Outras pessoas estão lendo

Erro de nomeação

O RJ45 é parte de uma série de definições oficiais para conectores de telefones, criada nos anos 70 e aprovada pela comissão federal de comunicações. "RJ" significa "Registered Jack" (conector registrado). O conector RJ45 é um pouco maior do que o conector padrão de telefones, apesar de ter a mesma aparência. O conector possui oito pinos, o que fez dele a escolha ideal para ligar os oito fios do interior de um cabo UTP. Contudo, o RJ45, apesar de ter oito pinos, tem apenas dois contatos para carrear a carga para fora do conector. Os padrões Ethernet requerem oito contatos para passar a carga para os contatos correspondentes na entrada, portanto o design do conector RJ45 foi modificado para o uso em redes Ethernet. As definições de RJ referem-se ao plano de fiação e não ao formato ou aparência do conector. Por essa razão, o conector Ethernet não se conforma com a especificação de RJ45 e não deveria ser referido como tal. Contudo, o uso do conector em telecomunicações é muito raro, portanto a única aparição do termo é no contexto de Ethernet. Apesar do cabo Ethernet não ser realmente um RJ45, ele é conhecido por esse nome.

CAT5e

A Electronics Industry Association é responsável por definir as categorias de cabos UTP. A principal diferença entre as categorias é a melhora de performance através de maiores taxas de torções nos pares de cabos. O CAT5e não é a última, ou melhor, categoria de UTP. Contudo, ele é o mais utilizado atualmente. Essa distinção tende a desaparecer com o tempo pois as últimas definições de Ethernet requerem um nível de performance além das capacidades do cabo CAT5e. Antes de estar disponível no mercado, sua versão anterior, CAT5, era a mais vendida na categoria de cabos de rede. O "e" em "5e" significa "enhanced" (melhorado). A última categoria de UTP é o CAT6, que é agora recomendado para redes Ethernet mais rápidas.

Combinação

A combinação do cabo UTP com conectores RJ45 é tão comum que todos os computadores com um adaptador de rede possuem uma entrada RJ45. Cada um dos oito fios do cabo CAT5e conecta-se a um pino no plugue. Contudo, apenas quatro carregam a carga.

Futuro

O lançamento do CAT6 significa que o cabo UTP continua adequado aos requerimentos de performance das redes Ethernet. Como é o mais barato entre vários tipos de cabos recomendados para esse fim, o UTP tende a permanecer como o mais utilizado em rede locais. O CAT6 também usa um conector RJ45, e portanto o RJ45 continuará a ser usado, e o cabo CAT5e entrará em desuso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível