O diâmetro do cabo coaxial RG-6

Os cabos RG6 utilizam conectores do tipo F para transferir sinais de televisão

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Os cabos coaxiais carregam sinais eletrônicos através de um condutor simples com um revestimento capaz de reduzir interferências de (e para) outros sinais. Na maioria dos casos, quanto maior o diâmetro do cabo, menos perda acontece. O RG6, um cabo muito utilizado em sistemas domésticos de entretenimento, possui um diâmetro relativamente pequeno.

O diâmetro

Para o cabo RG6, as considerações de diâmetro para a instalação e afixação do conector incluem o diâmetro total da proteção externa, a espessura do material isolante e o diâmetro do condutor central. O diâmetro externo é de 8,32 mm, nominalmente, com uma espessura do material isolante de 4,7mm. O condutor central, feito de aço e cobre, possui 0,7mm de diâmetro. Os conectores são afixados através de uma ferramenta que prende a proteção do condutor central ao corpo de conector, onde funcionará como o pino do conector.

Usos

O RG6 conecta antenas a televisores

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

O cabo RG6 costuma ser utilizado em transmissões televisivas através de uma antena para sinal de satélite ou via cabo. O conector F na extremidade possui uma espécie de rosca para se conectar à entrada existente em televisores de alta definição, receptores de sinal de satélite e aparelhos de videocassete que incluam sintonizadores de sinal televisivo. Em alguns casos, o conector utiliza um "balun" para separar o condutor central da sua proteção para que possa ser afixado a terminais com parafusos.

Diâmetro e considerações técnicas

As considerações técnicas de um cabo coaxial incluem sua impedância e sua capacidade de suportar frequência e potência, tudo dependendo das dimensões já mencionadas. Quanto mais espesso for o condutor, menos perda o cabo apresenta. Entretanto, como a área superficial aumenta com o diâmetro, a distância entre o condutor central e a proteção precisa ser maior para que sejam mantidas as características entre eles. Um material isolante mais espesso é capaz de aumentar a habilidade de suportar voltagens maiores, mas também aumenta a separação entre os dois condutores.

Especificações do RG6

O RG6 conecta uma antena de satélite a um decodificador de imagem

Comstock/Comstock/Getty Images

A maioria dos fabricantes de cabo RG6 busca estar em conformidade com as especificações militares descritas no MIL-C-17 e inclui os requisitos de atenuação sob um número de parte equivalente M17/2. Para estar em conformidade com essas especificações, o RG6 precisa ter uma impedância de 75 ohms, perda máxima de 6,5 dB a 400 MHz em uma extensão de 30 m, além de perda máxima de 23 dB a 3.000 MHz, sua frequência máxima. Além disso, o cabo precisa ser capaz de transmitir um sinal de 210 watts a 400 MHz sem problemas.

eHow Brasil
×