Mais
×

Como caçar javalis

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você pode caçar um javali (ou porco selvagem) em muitas regiões do sul do Brasil. A maioria dos caçadores escolhem utilizar um rifle, enquanto que os mais antigos preferem o arco e flecha tradicional.

Instruções

Os javalis são comumente encontrados na região sul do país (Anup Shah/Digital Vision/Getty Images)

    Permissões para caça de javali

  1. Pesquise na Internet sobre as leis de regulamentação da região onde você deseja caçar javalis. Geralmente, as licenças para caça desse animal não são muito caras.

  2. Siga os limites de caça impostos pelo Estado. Caçar mais do que é permitido é considerado um ato ilegal e passível de multas.

  3. Solicite os mapas das áreas públicas para caça de javalis, assim você se assegura de estar caçando legalmente.

    Escolha uma arma

  1. Muitos entusiastas da caça de javalis preferem um rifle como um "Remington. 308" com mira. No entanto, você deve usar apenas o calibre permitido por lei.

  2. Obtenha o arco e flecha mais tradicional. Essa é considerada uma técnica clássica de caça de javali. Contudo, ela pode ser perigosa caso você não consiga matar o animal na primeira flechada. Lembre-se que os javalis têm presas afiadas e não têm medo de usá-las.

  3. Não use cães para derrubar um javali selvagem. Esse comportamento é considerado cruel e ilegal em muitos lugares. Além do mais, é muito perigoso para os cachorros. Muitos deles morrem nessas caçadas.

    Espreite o javali

  1. Vista roupas que não façam barulho quando você se mexer. Os javalis têm uma audição excelente e se esconderão se souberem que você está à espreita.

  2. Leve com você apenas a sua arma, deixando todo o resto no carro. Você pode voltar depois para pegar as ferramentas de abate após ter matado um javali.

  3. Observe os arbustos emaranhados e pegadas de javalis. Áreas com capim revirado indicam que o animal andou se alimentando no local.

  4. Ande vagarosamente à procura de um javali.

    Mate o javali de maneira humana

  1. Mire o ombro do javali quando atirar. Um tiro certo nesse local atravessará órgãos vitais e matará o animal mais rapidamente.

  2. Persiga um javali ferido para terminar de matá-lo. Seja cuidadoso, visto que esse animal ferido tende a se voltar e desafiar quem os ataca. Tenha sempre um canivete para ajudá-lo na proteção.

  3. Aproxime-se do animal só depois de esperar pelo menos 15 minutos após ele ter parado de se mexer. Não se atreva a chegar perto das presas afiadas como lâminas, visto que o animal pode ainda estar vivo.

Dicas

  • Os javalis (porco selvagem) tendem a sair ao entardecer.

Aviso

  • Esteja preparado para ruídos de morte. Até mesmo os caçadores mais experientes podem se descontrolar ao som de um animal ferido de morte.

O que você precisa

  • Faca
  • Balde
  • Arma
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article