Por que o meu cachorro anda em círculos?

Escrito por jeanne donnelly | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Se seu cão estiver andando em círculos, existem algumas possíveis causas para explicar isso. Leve em consideração as experiências anteriores de seu cão: de onde ele veio e pelo o que ele passou antes de chegar a sua casa. O ambiente também pode ser um fator. Observe o que acontece quando ele apresenta esse comportamento e decida se ele está reagindo a algo que esteja acontecendo ao seu redor. Procure a ajuda de um veterinário para encontrar a melhor solução possível para esses problemas de comportamento.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de saúde

Faça uma visita ao veterinário para descartar qualquer problema de saúde que seu cão possa ter. Se o animal estiver sentindo dor, ele pode andar em círculos, tentando aliviar o desconforto. As infecções de ouvido, os problemas nos olhos e na visão, e os distúrbios do sistema nervoso, também costumam causar esse comportamento. Encontrar a causa do desconforto de seu cão e providenciar o tratamento veterinário adequado para ele pode reduzir o hábito de andar em círculos se a causa for um problema de saúde.

Idade avançada

Se seu cão é idoso, a demência pode ser uma causa. Tal como a doença de Alzheimer, a demência canina pode resultar em momentos de desorientação ou esquecimento. Ele pode andar em círculos, como se estivesse perdido, olhar fixamente para as portas ou cantos da casa e manifestar alterações de personalidade. O cão pode ter dificuldades em se lembrar de coisas simples ao redor da casa, tais como onde sua tigela de comida fica ou onde ele dorme. Um cachorro bem treinado pode de repente começar a fazer as necessidades no lugar errado. Se seu cão apresentar algum destes sintomas, visite um veterinário. Existem medicamentos que podem ajudá-lo a viver mais confortavelmente os seus anos dourados.

Comportamento compulsivo

O comportamento compulsivo é outra razão possível para o hábito de andar em círculos. Pode haver algo no ambiente que deixe o cão nervoso, como barulhos altos ou situações inesperadas ou estranhas. A ansiedade de separação também pode causar esse comportamento. É importante que você não puna seu cão quando ele fizer isso. Em vez disso, tente distraí-lo com seu brinquedo favorito ou um petisco. Se você puder remover do ambiente aquilo que está deixando o animal estressado, será uma grande ajuda. Caso contrário, tranquilize-o e faça-o se sentir seguro, falando suavemente e fazendo carícias nele.

Exercício

Assegure-se de que seu cão tenha oportunidades o suficiente para se exercitar. Os cães que não se exercitam o bastante podem andar em círculos para aliviar a frustração. Inscreva-o em aulas de adestramento ou de agilidade para que ele faça exercícios e sua mente seja estimulada. Certifique-se de que seu cachorro esteja bem socializado, pois um animal que fique confortável em torno de pessoas e outros cães tem menos chance de desenvolver problemas de comportamento. Tenha cuidado ao apresentá-lo a novas pessoas, lugares ou outros cães. Mantenha-o na guia até que você tenha certeza de como ele vai reagir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível