Por que um cachorro cheira mal?

Escrito por joy kimber | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que um cachorro cheira mal?
Há muitas causas para o mau cheiro de cachorros (dogs look image by muro from Fotolia.com)

Como todos os mamíferos, os cães têm um odor natural. Às vezes, se o seu cachorro for mantido dentro de casa por um longo período de tempo, o odor natural dele pode se tornar insuportável. Cuide de sua pelagem, escove seus dentes e dê banho em seu animal de estimação regularmente. Também desodorize e limpe profundamente as áreas específicas da casa que ele prefere, isso deve ajudar. Lembre-se de limpar a área de dormir do cachorro, pois isso evitará que o seu cão limpo fique mal cheiroso de novo. No entanto, os odores não naturais ou muito fortes podem ser um sinal de que seu animal está doente.

Outras pessoas estão lendo

Pele e pelagem

Os cães gostam de rolar em coisas com odor fétido. Um banho certamente resolverá esse tipo de problema de odor. É melhor optar por um xampu sem perfume ou removedor de odores do que uma variedade perfumada que simplesmente tentam mascarar os cheiros. Algumas raças, como o Basset Hound, têm pelos muito oleosos que parecem segurar odores. Se seu cão tiver uma pelagem comprida, grossa ou com nós, sujeiras e outras substâncias podem ficar presas nela. A escovação regular ajudará a prevenir o mau cheiro.

Doenças da pele e alergias frequentemente produzem um cheiro de mofo. Buldogues e outras raças com dobras profundas da pele são propensas a infecções bacterianas e por fungos, que precisam ser tratadas com xampus medicinais. Quaisquer alterações na pele ou no pelo do seu animal devem ser levadas ao conhecimento do seu médico veterinário.

Ouvidos

Problemas de ouvido podem resultar em cheiros muito desagradáveis. Se as orelhas do seu animal de estimação não forem limpas regularmente, a cera pode acumular e causar um mau cheiro. Certas raças, especialmente aquelas com orelhas de abano caídas como o Cocker Spaniel, tendem a ter mais infecções no ouvido do que aquelas com orelhas eretas. As orelhas de abano evitam que o ar fresco circule na abertura da orelha. Limpezas semanais ajudarão a evitar infecções. Você pode comprar cotonetes e soluções especiais para limpar completamente as orelhas do seu animal de estimação.

Hálito

Se os dentes do seu cão não estiverem saudáveis ele terá mau hálito; você deve fazer a limpeza com um profissional. Raças menores, como o Boston Terrier e o pequinês, são as mais propensas a ter problemas dentários porque seus dentes são muito próximos. Você pode ajudar a refrescar o hálito do seu cão e a manter a saúde bucal, escovando os dentes dele com uma escova de dentes e um creme dental para cachorros. Você também pode encontrar pequenas escovas de dedo que podem ser mais fáceis para o uso.

Flatulência

Alguns alimentos industrializados para cães, especialmente aqueles ricos em soja, podem causar mau hálito e gases, assim como contribuem para uma pelagem fedorenta. Esteja ciente do que seu animal de estimação está comendo. Ele pode estar revirando o lixo ou engolindo muita comida de uma só vez. A flatulência é muitas vezes causada pelo ar que é engolido, enquanto se come. Uma tigela elevada impede seu cão de se curvar para comer, o que o permite engolir menos ar. Tal como acontece com os seres humanos, o exercício ajuda com a digestão, então leve o seu cachorro para uma caminhada depois do jantar.

Considerações

Uma das causas mais comuns do odor que não vai embora é um problema de glândula anal. Como essas glândulas podem precisar serem esvaziadas ou "espremidas"; você deve contactar o seu médico veterinário. Os cães, como seres humanos, precisam ingerir uma dieta equilibrada e ter um estilo de vida ativo para se manterem saudáveis. Sempre leve seu animal de estimação ao veterinário para seu check-up semestral ou anual, também quando não se puder determinar a causa de todos os odores. Algumas doenças, como diabetes e insuficiência renal, podem causar uma mudança de cheiro em seu cão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível