Porque meu cachorro continua coçando depois de matar as pulgas?

Escrito por layne wood | Traduzido por lucia bousses
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Porque meu cachorro continua coçando depois de matar as pulgas?
As pulgas não são a única causa de coceira dos cachorros (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)

A prevenção das pulgas é importante nos cachorros. Eles podem se contaminar ao andar fora ou ao entrar em contato com outros animais. Estes parasitas causam uma coceira incômoda, alergias e doenças que afetam não apenas os animais como também os donos. Há diversos preventivos tópicos, como gotas antipulgas, que funcionam atacando o sistema nervoso das existentes e suas larvas.

Outras pessoas estão lendo

Pulgas resistentes

Se confirmar que a coceira constante do seu animal é causada por pulgas, então o tratamento aplicado não tem sido eficiente. Alguns produtos de prateleira não funcionam tão bem quanto os prescritos.

A dosagem para o tratamento é determinada em função do peso. Caso tenha subestimado o peso do animal, a quantidade não foi suficiente. Consulte o veterinário sobre como proceder.

Pulgas no ambiente

Caso tenha tratado o animal com a dosagem recomendada para seu peso, porém a infestação continua, provavelmente está pegando-as no ambiente em que se movimenta. Se ocorrer uma infestação, terá que tratar todos os animais ao mesmo tempo.

Terá que desinfestar igualmente as camas e os brinquedo assim como a casa. As pulgas podem viver no carpete sem ter um hospedeiro por até duas semanas. Você pode limpar a casa de várias formas. O sítio da Texas Agricultural Extension Services sugere a aplicação de um pó a base de boro e aspiração. No caso de uma infestação grave, utilize um produto específico para limpar a casa. Consulte sempre uma empresa especializada antes de aplica-lo.

Alergias

A coceira na pele do seu cão pode ser resultado de uma alergia. As mordidas das pulgas com frequência causam dermatite, que pode resultar em coceira ou esfolamentos no implante da cauda. Mesmo que o tratamento aplicado tenha funcionado bem, seu cão pode sofrer os efeitos de uma dermatite alérgica.

As alergias nos cães são comuns. De acordo com o sítio a Pet Education, se o animal esfrega o rosto, morde as patas ou se coça não havendo sinais de pulgas, ele pode estar sofrendo uma reação alérgica à comida ou algo no ambiente. O veterinário pode aplicar um teste alérgico.

Pele seca

Um cachorro que se coça nem sempre tem pulgas. Alguns tem problemas de pele seca por outros motivos. Banhos muito frequentes são uma causa bastante comum já que acabam removendo a oleosidade natural da pele e couro do cão. Outro motivo pode ser a dieta ministrada. Consulte o veterinário para saber se você deveria considerar a possibilidade de fornecer um suplemento nutricional contendo ácidos graxos para melhorar a saúde dos pelos e couro.

Alternativa para eliminar pulgas

É possível tratar as pulgas de várias formas sem expor o animal a inseticidas químicos nocivos. O sitio da Flea Control Guide sugere a remoção mecânica dos parasitas utilizando um pente, depois banhar o animal com shampoo comum. Contudo, isto pode não remover todas, sendo ainda pouco prático nos cachorros de pelo longo. Também pode-se tentar um tratamento com ervas, usando spray ou coleiras que contenham repelentes naturais de insetos.

Outra alternativa para o tratamento são as gotas, shampoos, talcos, coleiras e spray. Consulte um veterinário e avalie as marcas e formas de tratamento para identificar o melhor produto para seu cão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível