Por que um cachorro tenta ser dominador?

Escrito por michelle renee | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que um cachorro tenta ser dominador?
O comportamento dominador de seu cachorro pode estar relacionado instinto, treinamento ou competição (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ter um cachorro pode ser uma experiência amorosa e gratificante, mas um animal dominador - também conhecido como "alfa" - pode causar problemas em um ambiente familiar ou incomodar outros animais de estimação. Quando seu cachorro apresenta um comportamento dominador - como tentar controlar áreas para transformá-las em território exclusivo, ser super protetor com sua comida ou intimidar outros animais - geralmente há uma explicação razoável.

Outras pessoas estão lendo

Instinto

Por serem da mesma família que os lobos, os cães domesticados têm um instinto natural para dominar. Como seus parentes selvagens, cachorros são animais animais que vivem em bandos cuja sobrevivência depende de um líder. A estrutura social de uma matilha de cães é estabelecida por eles de acordo com os níveis de submissão e dominação. O cão mais dominante do grupo assume um papel de liderança, enquanto os mais submissos se tornarão seus seguidores. Nestes grupos caninos, o líder da matilha normalmente tem benefícios, como ser o primeiro a comer e a acasalar.

Por que um cachorro tenta ser dominador?
Cachorros instintivamente andam em grupos e usam a dominação para estabelecer liderança (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Treinamento inadequado

A maioria das pessoas pode treinar efetivamente seus cães para não serem dominadores ao instruí-los de maneira adequada. Entretanto, um treinamento inadequado pode, por vezes, trazer à tona o instinto de dominar em seu cão. É importante demonstrar amor e carinho ao seu cão, mas às vezes é preciso usar um tom de voz firme e discipliná-lo com rigor para eliminar hábitos de comportamento dominador do animal. Se você ou o treinador do cão forem muito bons com ele, cedendo sempre nas disputas de poder, ele verá isso como um sinal de fraqueza e submissão. Se o seu cão confundir sua bondade com submissão, ele pode começar a desenvolver ideias para tomar o controle do seu "bando", o que inevitavelmente o fará ter comportamentos dominadores.

Por que um cachorro tenta ser dominador?
Treinamento inadequado e indulgência excessiva podem levar a o cão a ter um comportamento dominador (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Competição

Se você tiver vários cães em sua casa, há uma grande possibilidade de que um ou mais acabem demonstrando algum comportamento dominador. Grupos de cães, por vezes, têm tendência a voltar ao comportamento instintivo das matilhas e, assim, tentar estabelecer a liderança entre si, mesmo sabendo que você é o dono da casa. Dessa forma, cães que vivem em grupos podem tentar competir para determinar o líder da matilha. Brigas por comida, brinquedos, camas, petiscos e até mesmo afeição do dono são sinais de que há uma luta por dominação entre seus cães.

Por que um cachorro tenta ser dominador?
Cachorros que vivem juntos podem lutar ou competir por liderança (Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images)

Equívocos comuns

Donos novos e inexperientes de cães são frequentemente vítimas de concepções erradas sobre o comportamento dominador dos cães, o que pode levar a situações desconfortáveis para a família e para o cão. A inexperiência pode prejudicar o treinamento, gerando resultados ineficazes e, consequentemente, frustração para o dono do animal - e confusão e tristeza para o cão. Por exemplo, filhotes devem ser capazes de segurar a vontade de "ir ao banheiro" até que sejam levados a um local adequado, ao mesmo tempo em que devem aprender a comandos e quais são os lugares certos e errados para fazerem suas necessidades. A maioria dos filhotes - e cães adultos de algumas raças - têm um instinto natural para mastigar coisas. Às vezes, acidentes e mastigação excessiva são vistos pelo dono como um comportamento dominador, desafiador ou como teimosia, o que muitas vezes não é o caso.

Por que um cachorro tenta ser dominador?
Não confunda confusão com comportamento dominador; seu cachorro precisa de tempo para aprender (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível