×
Loading ...

Por que meu cachorro está espirrando e tossindo catarro?

Atualizado em 17 abril, 2017

Cachorros tossem e espirram por muitas razões e é geralmente o veterinário que saberá o motivo. Se seu cachorro ficou perto de outros animais e agora começou de repente a tossir e espirrar catarro, isto pode ser um sinal de doença contagiosa. Se o cão estiver apresentando estes sintomas durante certas épocas do ano, as alergias podem ser o problema. Qualquer que seja o caso, é melhor levar seu cão ao veterinário para que o problema seja avaliado e seja receitada uma mediação que ajude a resolver a situação.

Cães que estão tossindo ou espirrando catarro podem estar sofrendo de alergias (Dog image by Lea Petrasova from Fotolia.com)

Fatos

A presença de catarro é geralmente um indicativo de que há um problema com o cão. Quando um cachorro tosse ou espirra catarro, é tipicamente um sinal de uma irritação ou problema bacteriano que está produzindo o muco. Por exemplo, bronquite, pneumonia e alergias podem produzir catarro em cachorros.

Loading...
Uma irritação ou problema bacteriano pode produzir muco (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)

Causas

Existem algumas causas diferentes para o espirro e a tosse com catarro em um cão. De acordo com o website Natural Dog Health Remedies (Remédios naturais para a saúde canina), as alergias podem fazer um cão espirrar ou tossir catarro. A tosse e o espirro são esforços para se expelir quaisquer agentes irritantes que podem ter entrado no trato respiratório, incluindo fumaça e polem. Junto com o espirro e a tosse vem o catarro, que está geralmente presente nos pulmões dos cães quando há uma alergia. Além disto, a gripe também faz um cão espirrar e tossir catarro.

A gripe também faz um cão espirrar e tossir catarro (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Sintomas

Quando seu cachorro espirra, ele pode produzir catarro que fica em seu focinho ou é expulso. Quando o cachorro tosse o muco, ele possivelmente também o fará após se engasgar. O muco pode ter uma diversidade de cores. O catarro claro é um sinal típico de que não há infecção. O de cor amarela, verde ou marrom é provavelmente um indicativo de infecção.

A cor do catarro é importante (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Diagnóstico

Qualquer cachorro que esteja tossindo ou espirrando catarro deve ser examinado por um veterinário. O médico vai examinar o cachorro, obter um histórico e basear seu diagnóstico em suas descobertas. O veterinário provavelmente irá ouvir o peito do cachorro, tirar sua temperatura e observar seus olhos, boca e garganta. Se o cachorro estiver com a temperatura alta, é possível que ele esteja com uma infecção ou vírus que está causando os problemas, tais como uma parainfluenza ou infecção das vias respiratórias superiores. Se os olhos e ouvidos do cachorro estiverem irritados, o problema pode ser devido a uma alergia.

O veterinário irá examinar o animal (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Tratamento

Alergias geralmente são tratadas com anti-histamínicos. Se a alergia for muito severa, o uso de esteroides pode ser necessário. Antibióticos são dados aos cães que estão com infecções nas vias aéreas superiores e também aos que têm viroses e apresentam infecções como resultado destas. O veterinário baseará seu tratamento no diagnóstico obtido.

O veterinário baseará seu tratamento no diagnóstico obtido (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...