×
Loading ...

Por que meu cachorro fica espirrando?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Assim como os humanos, os cachorros espirram, ainda que não cubram seus focinhos quando o fazem. Quando o animal espirra continuamente e várias vezes por dia, é provável que haja algo que esteja obstruindo suas vias nasais.

Um objeto preso na narina do cachorro pode fazê-lo espirrar continuamente (dog face image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Motivo do espirro

Os cachorros espirram pelas mesmas razões que os humanos: seu corpo está tentando expelir algo que se encontra nas passagens nasais. É um reflexo involuntário que o animal não pode controlar. Os cães podem espirrar por causa de alergia, resfriado ou gripe canina. O cachorro que espirra continuamente está mostrando sinais de alguma doença.

Loading...

Sintomas

O espirro contínuo de um cão normalmente começa com um espirro mais violento e prolongado, que voltará durante o dia. Depois de um dia ou dois, o espirro irá se tornar mais intermitente, mas ainda acontecerá mais do que o normal. O cachorro tentará coçar o focinho. O espirro pode sair por apenas uma das narinas, e essa secreção pode ser viscosa e conter sangue, segundo o livro "Dog Owner's Home Veterinary Handbook" (sem edição em português).

Causas

A maioria dos problemas com os espirros começa com objetos estranhos presos nas narinas dos cães. Os cachorros que saem frequentemente na rua correm mais risco de ficar com grama ou outras plantas presas nas passagens nasais. Outro problema menos comum é quando o cachorro possui um tumor crescendo nas narinas, o que irritará os tecidos da região, resultando em espirros.

Tratamento

Assim que o corpo estranho for removido da narina do cão, os espirros constantes cessarão. Se o objeto puder ser visto com facilidade, o dono do animal pode removê-lo com uma pinça. Caso não seja possível visualizá-lo, um veterinário pode usar uma ferramenta chamada otoscópio para ver o interior do nariz do cachorro e encontrar o objeto. Se o problema for causado por um tumor, ele pode ser removido cirurgicamente.

Considerações finais

Se o objeto estranho não estiver visível, o dono do animal não deve mexer no nariz do cão para tentar encontrá-lo. Isso pode fazer com que o objeto entre mais ainda nas passagens nasais, dificultando a remoção. Caso o cachorro esteja espirrando sangue, ele pode precisar ser tratado com antibióticos para evitar infecções causadas pelo objeto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...