×
Loading ...

Como saber se seu cachorro tem uma infecção na boca

Atualizado em 25 maio, 2017

A infecção na boca do seu cão pode representar sérios riscos relacionados à saúde de outros órgãos no corpo dele. As bactérias presas entre seus dentes e gengivas podem causar não apenas uma infecção (chamada de doença periodontal), mas também a perda de dentes e de ossos e falência sistêmica de órgãos. Uma vez que esta doença se desenvolve, ela se torna irreversível e difícil de controlar. O objetivo do tratamento veterinário nesse ponto é remover a placa bacteriana e os cálculos (depósitos maciços parecidos com minerais que prendem bactérias) dos dentes e evitar mais adesões dos mesmos.

Instruções

Preste atenção à saúde bucal de seu cachorro (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

    Examinando a boca

  1. Cheire a respiração de seu cão. Se o seu animal estiver com halitose (mau hálito), isso pode ser uma indicação de que as bactérias estão sendo abrigadas em sua boca.

    Loading...
  2. Levante os lábios e verifique os dentes do cachorro. Dentes normais são livres de manchas e brilhantes da coroa à raiz. Se você observar manchas escurecidas ou amareladas começando a se construir em torno da raiz do dente, o cálculo está começando a se formar e a abrigar bactérias.

  3. Olhe para as gengivas do animal. Gengivas normais são molhadas e brilhantes e totalmente rosas sem áreas vermelhas. A linha da gengiva na raiz do dente deve se estreitar ao tocá-lo. Se ela estiver arredondada e vermelha, a gengivite (inflamação das gengivas) se desenvolveu.

  4. Aperte com os dedos a linha da gengiva e os dentes usando luvas de látex. Se os dentes parecerem bambos ou se você ver pus saindo da gengiva, o seu cão está com uma doença periodontal grave e deve ser examinado por um veterinário o mais rápido possível.

Loading...

Dicas

  • Ensine um novo cachorro filhote ou adulto a permitir que você escove os dentes dele diariamente para evitar a doença periodontal mais tarde na vida. Seu veterinário ou técnico veterinário pode te mostrar como fazer isso e te mostrar as ferramentas certas. Estas limpezas reduzirão as chances de a doença acontecer ao seu cachorro.
  • Administre todos os antibióticos que o veterinário prescrever depois de uma limpeza dental, uma vez que se livrar de infecções é necessário para a boa saúde contínua do seu animal de estimação.

Aviso

  • As bactérias e infecções presas na boca de um cão podem viajar através do corpo dele e infectar outros órgãos. Quando as bactérias engrossam as válvulas do coração que passam a não funcionar corretamente, isso pode causar sopro cardíaco em cachorros mais velhos. Doenças renais e do fígado também podem ser relacionadas a bactérias encontradas na boca. Falência prematura de órgãos e morte podem ser o destino do animal que não recebe tratamento da doença periodontal.

O que você precisa

  • Luvas de látex (uso cirúrgico)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...