×
Loading ...

Meu cachorro está lambendo a pata e mancando

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lamber uma pata e mancar são sintomas que podem estar relacionados com um machucado ou com uma doença de cães idosos. Caninos geralmente mancam se estão com dor, e lamber a pata também é sinal de algum problema, eles lambem uma área dolorida para trazer alívio temporário. Se você detectar estes sintomas no seu animal, deve procurar outros sintomas e procurar ajuda especializada para evitar complicações.

Cones para cães são frequentemente recomendados para evitar que o animal lamba ou morda a pata (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Causas possíveis

Um machucado na pata pode fazer o animal mancar. Problemas possíveis na pata incluem abrasões, lacerações, perfurações, queimaduras e bolhas nas almofadas ou lascas e objetos presos entre os dedos. Se as almofadas estiverem secas ou rachadas, isso também pode causar dor. A artrite é um problema comum em cachorros de meia-idade e idosos. Esta condição é dolorida e seu animal pode mancar ou lamber as patas. Outras causas para coxeadura incluem fraturas internas, lesões nos ligamentos, tumor ósseo, displasia de quadril ou deslocamento de joelho. Pulgas podem fazer seu cachorro lamber e morder as patas e o excesso de mordidas pode causar feridas e possivelmente coxeadura.

Loading...

Sintomas adicionais

Quando o cachorro está mancando e lambendo as patas, ele também pode apresentar outros sintomas que ajudam a identificar o problema. Verifique as patas do seu animal procurando por feridas, objetos presos e outros sintomas como sangramento e descoloração. Procure por pulgas, que podem estar visíveis no pelo do cachorro e vão causar coceira. Outros sintomas de artrite incluem dificuldades ao executar certos movimentos e dormir por muitas horas. O animal também pode hesitar antes subir escadas. Depressão, falta de apetite e uma mudança no comportamento do cachorro podem ser sinais de câncer.

Diagnóstico do problema

Leve seu animal do veterinário e o informe de sintomas adicionais no cachorro. O veterinário pode examinar o animal e fazer testes como raio-x, se suspeitar de uma fratura, ou um exame de sangue para detectar câncer ou infecções.

Opções de tratamento

Se seu cachorro tem um machucado na pata, desinfete o ferimento com um líquido antibacteriano e faça um curativo. O animal pode morder o curativo, então coloque um cone ao redor do pescoço para evitar que ele faça isso e facilitar a cura do ferimento. Se o machucado parecer infeccionado, estiver inchado e você notar acúmulo de pus, consulte seu veterinário para tratamento com antibióticos. Artrite não possui cura, mas tratamentos para o controle estão disponíveis incluindo suplementos para as juntas e fisioterapia. Parasitas podem ser eliminados com inseticidas, e o veterinário pode recomendar o uso do cone para evitar que seu cachorro morda a pele. Cirurgia é recomendada se o animal tiver uma fratura ou um tumor no osso em estágio inicial de desenvolvimento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...