Mais
×

Por que o meu cachorro está respirando com a língua de fora durante o seu sono?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cachorros não suam, então eles arquejam como um método de se resfriarem. Eles também arquejam quando estão nervosos, estressados ou animados, mas isso geralmente ocorre quando estão acordados. Se o seu cão ofega ou respira pesadamente com a língua para fora durante o sono, há uma variedade de causas potenciais, desde o envelhecimento até problemas de saúdes mais graves.

Se o arquejo do seu cachorro durante a noite estiver preocupando você, leve-o a um veterinário (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Idade

Alguns cães naturalmente ofegam mais conforme ficam mais velhos e seus pulmões começam a mudar e se tornar menos flexíveis. Se a sua cachorra não for castrada, o aumento de arquejo e o próprio arquejo durante o sono são sinais de que ela está passando pela menopausa. Ela se beneficiará usando um broncodilatador, que facilitará sua respiração. Converse sobre essa possibilidade na próxima consulta com o veterinário.

Peso

Se o seu cão estiver obeso, ele pode desenvolver problemas respiratórios que podem fazer com que ele ofegue mais e em momentos inoportunos, como em um clima frio ou quando estiver dormindo. O arquejo significa dificuldade em respirar, uma condição comum em animais obesos. A perda de peso pode ajudar. Você também deve pedir ao seu veterinário para checar a tireoide do animal por qualquer problema ou distúrbios.

Parasitas, doenças e alergias

Os vermes e outros parasitas que infeccionam o coração e os pulmões podem causar problemas respiratórios em cães, o que pode manifestar-se em arquejo excessivo ou incomum. Peça para o veterinário checar o cachorro minuciosamente, incluindo um ecocardiograma, para procurar por doenças e parasitas no coração. Assim como humanos, os cães podem sofrer de asma, o que pode se manisfestar nos arquejos, e também são propensos a ter alergia. Se o seu cachorro desenvolver um arquejo súbito inexplicável durante a noite, considere quaisquer mudanças na dieta dele ou no ambiente -- ele pode ser alérgico a algo.

Outros sintomas

Os problemas de saúdes sérios relacionados a arquejos em cachorros também podem aparecer através de outros sintomas. Se o seu cão estiver ofegante durante a noite, tossindo, tiver uma diminuição de apetite ou perda de peso inexplicável, pode ser um sintoma de parasitas ou até falha do coração, especialmente em cães mais velhos. Se ele não tiver outros sintomas e simplesmente arqueja quando não está animado, com calor ou depois de exercícios, peça para um veterinário checá-lo. Se ele não conseguir achar o problema, pode não ser nada para se preocupar. Ligue um ventilador barulhento para disfarçar o ruído do arquejo pesado, caso isso lhe atrapalhe durante a noite.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article