Cachorros podem sentir as emoções do seu dono?

Escrito por brenna davis | Traduzido por tamara loebe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cachorros podem sentir as emoções do seu dono?
Cachorros conseguem detectar feromônios que as pessoas não percebem (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A lenda de que cães podem detectar o medo está entre as crenças remanescentes mais populares sobre cachorros. Na realidade, esses animais não têm habilidades mágicas ou um sexto sentido misterioso que permite prever as emoções de uma pessoa. Em vez disso, eles têm o olfato e a audição mais sensíveis do que as pessoas e, como não podem falar, dependem destes sentidos para obter informações sobre o mundo ao redor. Como resultado, eles são muitas vezes capazes de reunir pistas sobre as emoções de uma pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Olfato

O olfato é a ferramenta mais poderosa para a obtenção de informações sobre o mundo de um cachorro. Eles podem determinar onde alguém foi recentemente, o que comeu e com quem eles interagiram, baseados apenas no cheiro que eles detectam em uma pessoa. Qualquer dono de cão sabe o quanto eles gostam de cheirá-los assim que ele chega em casa. Apesar de que saber o que as pessoas fizeram não fornece informações diretas sobre a emoção, os cães podem deduzir algumas emoções com base em uma combinação de cheiros, hormônios e feromônios. Por exemplo, um cão que sente que uma pessoa foi na casa de sua mãe e também sente o cheiro do hormônio do estresse, pode-se deduzir que a casa da mãe é estressante. Consequentemente, ele pode reagir com medo ou agressivo na próxima vez que ver a mãe de seu dono.

Feromônios

Feromônios são substâncias químicas que fornecem aos animais informações sobre as emoções, o estado de espírito ou o comportamento de outro animal. Ambos, os seres humanos e os cães, secretam feromônios e os cachorros são capazes de sentir o cheiro dos feromônios de outros cães dias depois de terem sido segregados. Cães também podem detectar feromônios humanos. A psicóloga Alexandra Horowitz relata que os cientistas não têm certeza se os cães conseguem compreender as mensagens transportadas em feromônios humanos, mas há dados anedóticos quem indicam que alguns cães conseguem. Por exemplo, os cães de serviço treinados para ajudar as pessoas com epilepsia, podem ser capazes de detectar um feromônio liberado logo antes de um epiléptico ter uma convulsão.

Hormônios

Muito parecido com feromônios, os cães podem sentir alguns hormônios. Cortisol é um hormônio associado ao estresse nos seres humanos e nos cães. Os cães podem, presumivelmente, detectar estresse nas pessoas, porque eles segregam os mesmos hormônios. Os seres humanos também liberam hormônios associados a uma variedade de outros fatores, incluindo a excitação sexual, raiva, medo e doença ou enfermidade. Os cães podem ser capazes de compreender o significado de pelo menos alguns destes hormônios.

Linguagem corporal

Lobos e cães apresentam uma linguagem corporal muito complexa. Pequenos, e quase imperceptíveis, movimentos de olhos e caudas fornecem pistas valiosas sobre suas emoções e intenções. Como os cães não podem falar, eles são leitores qualificados da linguagem do corpo humano. Um cão pode detectar se uma pessoa está com medo ou com raiva, muito antes que ela mesmo perceba. Isso não acontece por causa de um sexto sentido mágico, mas sim de um resultado de poderes aguçados de observação. Lobos que são bons leitores de linguagem corporal são mais propensos a ser tornar líderes do grupo e cães inteligentes rapidamente se tornam leitores astutos da linguagem corporal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível