×
Loading ...

Cadeia alimentar de organismos à beira-mar

Atualizado em 17 abril, 2017

Organismos tais como fitoplâncton, algas e estrelas do mar são todos membros da cadeia alimentar de beira-mar. O fitoplâncton normalmente compõe a base da cadeia alimentar, pois ele fornece nutrientes para muitos tipos diferentes de vida marinha. Outros animais, tais como moluscos e caranguejos, são onívoros e consumirão também membros de sua própria espécie. As gaivotas são o organismo do ápice da cadeia alimentar de beira-mar, uma vez que não têm quaisquer predadores.

A estrela do mar é um tipo de animal que faz parte da cadeia alimentar de organismos de beira-mar (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Fitoplâncton

Existem muitos tipos de plâncton e fitoplâncton; eles formam a base da cadeia alimentar para muitas criaturas que residem nos oceanos e suas margens. Animais de beira-mar, como lagostas e caranguejos, consomem o fitoplâncton, e muitas aves que vivem no mar ou perto dele também o usam como fonte de alimento. Os animais que vivem em ambientes frios, como os pinguins, também se alimentam dele, pois essas criaturas existem nas margens das regiões árticas da terra. O fitoplâncton fornece nutrientes e energia para os animais sob a forma de amidos, açúcares e oxigênio.

Loading...

Molusco

Moluscos são animais, tais como ostras, caramujos e amêijoas, que compõem a maioria das criaturas encontradas em beira-mar. Essas criaturas têm escudos exteriores duros e corpos macios, e consomem várias algas e plantas que estão localizadas à beira-mar. Diferentes tipos de criaturas, como fitoplâncton e peixes, também fazem parte da dieta do gênero. A estrela do mar e caranguejos são dois tipos de predadores que consomem espécies diferentes de molusco.

Estrela do mar

A estrela do mar desempenha um papel importante na cadeia alimentar relacionada aos animais de beira-mar. Essas criaturas são conhecidas por consumir animais, tais como moluscos, amêijoas, ostras e peixes pequenos. Uma das comidas favoritas da estrela do mar é o pólipo de coral. Essas pequenas criaturas são consumidas com grande zelo por diferentes espécies de estrela do mar. Os pólipos de coral também comem larvas de estrela do mar, pois elas colocam os ovos em recifes de corais que elas consomem. Plâncton e esponjas também são fontes de alimento para a estrela do mar. Predadores, como tubarões, arraias e peixes grandes são consumidores de estrela do mar e, em alguns casos, ela vai se alimentar de membros de suas espécies.

Caranguejo

Os caranguejos são uma parte importante da cadeia alimentar e são ecologicamente importantes para o ambiente de beira-mar. Eles são predadores, e também são presas de muitos tipos diferentes de animais, como gaivotas, peixes grandes e mamíferos. As dietas dos caranguejos não estão limitadas a apenas moluscos, vermes, fungos e outras fontes de proteína: eles também comem plantas e vegetação. As algas são a dieta principal do caranguejo, e eles costumam se alimentar de algas e outros materiais vegetais que crescem à beira-mar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...